
Mirelle PinheiroColunas

Quem é Rabicó, líder do CV e alvo nº 1 de megaoperação no Rio. Veja vídeo
Rabicó segue foragido desde 2019 e é tratado como prioridade absoluta na megaoperação Contenção
atualizado
Compartilhar notícia

O traficante Antônio Ilário Ferreira (foto em destaque), o Rabicó, tornou-se o principal alvo da megaoperação Contenção deflagrada pelas forças de segurança no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na manhã desta quinta-feira (11/12).
Considerado o chefe do tráfico na região e um dos nomes mais influentes do Comando Vermelho (CV), Rabicó segue foragido desde 2019 e é tratado como prioridade absoluta nesta nova etapa da Operação Contenção.
Mais de mil policiais civis e militares foram mobilizados para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, numa ação destinada a conter a expansão territorial da facção e desarticular pilares logísticos e financeiros do grupo.
Aos 61 anos, Rabicó acumula uma longa ficha criminal: homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas, associação e organização criminosa, posse e porte ilegal de arma de fogo.
Antes de ganhar notoriedade no Rio, ele chegou a viver na Paraíba, onde foi preso em 2008 ao se passar por empresário em Mamanguape.
Mesmo atrás das grades, continuou comandando atividades da facção.
Em 2014, investigações levaram à descoberta de mais de R$ 3 milhões escondidos em tonéis na mata das comunidades da Mangueira e do Salgueiro, além de 50 kg de cocaína e armas, bens atribuídos diretamente ao traficante.
Condenado a mais de 27 anos de prisão, Rabicó cumpriu pena em unidades penitenciárias de segurança máxima no Rio e no Mato Grosso do Sul.
Contudo, em 2019, ele foi beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou que aguardasse em liberdade o julgamento de um recurso. Desde então, nunca mais voltou à prisão.
