metropoles.com
Mirelle Pinheiro

Esquema criminoso em terra indígena é alvo de operação da PF

O grupo estaria envolvido na invasão e comercialização de terras da União dentro da reserva indígena, além de degradação ambiental e tráfico

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / PF
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Reprodução / PF

Na manhã desta quarta-feira (4/3), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Proteção do Território, em Porto Seguro, no sul da Bahia com o objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura um suposto esquema criminoso no interior da Terra Indígena Barra Velha.

Segundo as investigações, o grupo estaria envolvido na invasão e comercialização de terras da União dentro da reserva indígena, além de degradação ambiental e tráfico de drogas. Há ainda indícios de que o local possa estar sendo utilizado como esconderijo por um homem foragido da Justiça.

As medidas cautelares visam apreender documentos de propriedade, contratos de cessão ou venda, comprovantes de transação, materiais de engenharia, notas fiscais de insumos e registros contábeis que possam identificar financiadores e agentes envolvidos no comércio ilegal de terras indígenas, bem como para apreensão de armas, drogas e quaisquer outros objetos relacionados à prática criminosa.

Os investigadores também buscam apreender mídias eletrônicas, consideradas fundamentais para o aprofundamento das investigações.

Se condenados, os suspeitos poderão responder por crimes como estelionato qualificado, usurpação de terras públicas e tráfico de drogas.

A Polícia Federal informou que as diligências continuam e que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço dos trabalhos.

A Força Integrada atuante em Porto Segur é composta pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), pela Coordenação de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PCBA) e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope/PMBA), além do apoio da Força Nacional e da Polícia Militar da Bahia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?