
Mirelle PinheiroColunas

Escritora acusa Gabriela Prioli de plágio e leva caso à Justiça
De acordo com a escritora, as duas eram amigas e chegaram a planejar juntas um curso de oratória em 2020
atualizado
Compartilhar notícia

A escritora Maytê Carvalho entrou na Justiça para investigar a apresentadora Gabriela Prioli por suposto plágio em um curso online.
A ação, de produção antecipada de provas, tramita na 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de São Paulo e pede análise pericial de materiais para apurar se conteúdos autorais da escritora foram reproduzidos no curso “Comunicação com Gabriela Prioli”.
Segundo o processo, Maytê afirma que identificou “similaridades” entre seus livros, como Persuasão e Ouse Argumentar, e o conteúdo do curso lançado por Prioli em 2025.
A ação cita semelhanças em títulos, estruturas didáticas, exemplos e até construções de frases com pequenas variações. De acordo com a escritora, as duas eram amigas e chegaram a planejar juntas um curso de oratória em 2020.
Maytê afirma que compartilhou materiais, metodologias e projetos editoriais durante as tratativas. Ainda segundo o processo, em 2021, Gabriela teria desistido da parceria e sugerido que Maytê atuasse como ghostwriter, proposta recusada pela escritora.
Meses depois, o curso foi lançado de forma individual. A autora também pede que seja apurado se houve ganho financeiro com o material que teria sido reproduzido.
O outro lado
Por meio da assessoria de imprensa, Gabriela Prioli informou que “o conteúdo do VOE é autoral, com todas as fontes devidamente indicadas, e qualquer alegação em contrário não corresponde à realidade. Vale dizer que, até o momento, não dispomos de qualquer informação oficial acerca de eventual processo judicial, tendo tomado conhecimento do tema exclusivamente por meio da imprensa.”
