
Mirelle PinheiroColunas

Brasileira é achada morta em Portugal e caso segue repleto de mistério
A cozinheira estava desaparecida desde 20 de junho de 2025, quando saiu de casa para levar o lixo e não voltou mais
atualizado
Compartilhar notícia

O corpo encontrado em avançado estado de decomposição, em 26 de fevereiro, em Tabuaço, em Portugal, é da brasileira Francisca dos Santos (foto em destaque), de 44 anos. A identificação foi confirmada por exame de DNA.
A cozinheira estava desaparecida desde 20 de junho de 2025, quando saiu de casa para levar o lixo e não voltou mais.
O alerta foi dado no dia seguinte pelo patrão, após o namorado relatar que não conseguia contato com Francisca.
Desde o início, o homem foi tratado como o principal suspeito. Ele chegou a ser alvo de buscas, mas, até o momento, não houve provas suficientes para ligá-lo diretamente ao crime.
O cadáver foi localizado por um morador, em uma área próxima à residência da vítima, região que já havia sido alvo de buscas anteriores.
O estado avançado de decomposição, porém, dificultou a identificação inicial.
Com o avanço das investigações, surgiram informações que aumentaram a desconfiança sobre o namorado.
A família da vítima descobriu que ele vivia há anos com outra mulher, mentiu sobre a própria profissão ao se passar por médico e mantinha uma vida paralela desconhecida por Francisca
Além disso, há relatos de comportamento violento no passado. Dias após o desaparecimento, o computador da vítima foi entregue à Polícia Judiciária.
Segundo familiares, o equipamento apresentava e-mails apagados, senhas alteradas e possíveis sinais de manipulação.
