Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Milena Teixeira

OAB questiona levantamento de sigilo em investigação relatada por Mendonça

Conselho Pleno também aprovou propostas envolvendo o procurador-geral da República e pedidos de investigação de ministros do STF

09/09/2026 09:05, atualizado 09/09/2026 09:37
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Andre mendonca TSE Metropoles

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) aprovou uma série de propostas relacionadas a autoridades do Judiciário e ao procurador-geral da República durante reunião extraordinária na noite da terça-feira (9/9).

Entre as medidas estão pedidos de abertura de processos de impeachment contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

OAB questiona levantamento de sigilo em investigação relatada por Mendonça - destaque galeria
3 imagens
Ministro André Mendonça do STF
Mendonça tornou público relatório da PF que expôs conversa com Moraes
OAB questiona levantamento de sigilo em investigação relatada por Mendonça - imagem 1
1 de 3

Gustavo Moreno/Metrópoles
Ministro André Mendonça do STF
2 de 3

Ministro André Mendonça do STF

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Mendonça tornou público relatório da PF que expôs conversa com Moraes
3 de 3

Mendonça tornou público relatório da PF que expôs conversa com Moraes

Igo Estrela/Metrópoles

De acordo com as deliberações, os pedidos deverão ser encaminhados ao Conselho Federal da OAB, com a proposta de apresentação ao Senado Federal.

Os documentos citam “indícios da prática de crime de responsabilidade” e fazem referência ao artigo 52, inciso II, da Constituição Federal, e à Lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade e do processo de julgamento de autoridades.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Os pedidos

Em relação ao ministro Alexandre de Moraes, o Conselho Pleno aprovou a proposta de encaminhamento ao Conselho Federal da OAB para que seja apresentado ao Senado pedido de abertura de processo de impeachment.

Além disso, a OAB-DF aprovou uma proposta para solicitar ao STF a investigação de Moraes, mencionando a gravidade das condutas que estariam sob apuração da Polícia Federal.

Também foi aprovado pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, seguindo a mesma fundamentação jurídica apresentada no caso de Moraes.

O Conselho Pleno aprovou ainda uma proposta para solicitar ao STF a investigação de Toffoli, igualmente em razão da gravidade dos fatos que estariam sendo apurados.