Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Milena Teixeira

"Falou para convertido": como a campanha de Lula avaliou Flávio nos EUA

Aliados do presidente Lula avaliam que viagem do senador aos EUA reforçou discurso para a própria base

07/07/2026 20:27, atualizado 07/07/2026 20:28
Compartilhar notícia
Arte Metrópoles
Imagem colorida mostra Lula e Flávio - Metrópoles

Aliados do presidente Lula e integrantes da campanha de reeleição do petista avaliam, nos bastidores, que a ida do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aos Estados Unidos pode ter efeito limitado no cenário eleitoral nesse primeiro momento.

A leitura feita por integrantes do núcleo político de Lula é que o movimento reforça a imagem de que Flávio está “desesperado”. A frase que circulou entre aliados do presidente foi direta: “falou para convertido”.

“Falou para convertido”: como a campanha de Lula avaliou Flávio nos EUA - destaque galeria
3 imagens
Lula e Flávio aparecem em empate técnico
“Falou para convertido”: como a campanha de Lula avaliou Flávio nos EUA - imagem 3
Presidente tem empate técnico contra Flávio Bolsonaro no segundo turno
1 de 3

Presidente tem empate técnico contra Flávio Bolsonaro no segundo turno

Arte Metrópoles
Lula e Flávio aparecem em empate técnico
2 de 3

Lula e Flávio aparecem em empate técnico

Arte Metrópoles
“Falou para convertido”: como a campanha de Lula avaliou Flávio nos EUA - imagem 3
3 de 3

Marcelo Camargo/Agência Brasil - BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BRENOESAKIFOTO

Na avaliação dos petistas, a agenda internacional de Flávio serviu mais para fortalecer o vínculo com o eleitorado bolsonarista do que para ampliar apoio fora desse grupo e mostrar que ele não teria atuado para tributar o país.

Mais cedo, como a coluna mostrou, o secretário de Comunicação do PT, Éden Valadares, criticou a movimentação do senador e afirmou que ele tenta reverter uma imagem negativa construída nos últimos meses.

“É um mentiroso contumaz. Viaja aos EUA para tentar desdizer o que disse e desfazer seu ato de traição. Esse suposto arrependimento é, na verdade, lágrima de crocodilo, pois o Brasil todo sabe que ele articulou as tarifas contra a nossa economia para tentar salvar o pai da cadeia e agora para tentar salvar a própria campanha”, afirmou.

A equipe de Lula pretende transformar o episódio em munição política. A estratégia é apresentar Flávio como alguém que atuou para prejudicar o país.