
Manoela AlcântaraColunas

TSE lança campanha para ajudar eleitor a identificar fake news
De olho nas eleições, o TSE lança, nas redes sociais, a websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”
atualizado
Compartilhar notícia

De olho nas eleições e com intuito de alertar o eleitor para fake news na internet, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nas redes sociais, a websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”. Umas das preocupações para as Eleições 2026 é com as notícias falsas a partir do uso de Inteligência Artificial.
Com linguagem simples, a campanha terá seis vídeos de um minuto, produzidos para orientar e alertar o público sobre o fenômeno da desinformação e ajudá-lo a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos. Os episódios explicam como a desinformação surge, se espalha e afeta as pessoas nas redes sociais.
O material tem o intuito de ensinar o eleitor a identificar se uma informação é verdadeira ou falsa por meio dos chamados “5 Vs da Desinformação”:
- Volume de informação: fala sobre quantidade de informações e conteúdos que circulam diariamente na internet, dificultando a distinção entre o que é verdadeiro e o que não é;
- Variedade de temas: trata da exposição de temas diversos nas redes. Além disso, a informação pode chegar em diferentes formatos e telas, o que dificulta identificar mentiras ou falsas informações.
- Velocidade de propagação: aborda a rapidez com que a desinformação é produzida, publicada e compartilhada;
- Viralidade dos conteúdos: foca na capacidade de certos conteúdos fabricados se espalharem rapidamente, atingindo um grande número de pessoas em pouco tempo.
- Verossimilhança: trata da forma como a informação produzida com conteúdo artificial – ou cortes inadequados – é criada para parecer verdadeira. É a capacidade de um conteúdo falso ou sintético imitar algo real, com elementos que o tornam crível para quem o consome, com o uso crescente da inteligência artificial.
Episódios semanais
Os seis vídeos serão publicados às quartas-feiras nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também será disponibilizado a emissoras de televisão e parceiros institucionais.
