Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Manoela Alcântara

PF comunica a Mendonça rejeição de nova delação de Vorcaro

Investigadores consideram a proposta limitada e baseada em informações já conhecidas pelas autoridades

Manoela Alcântara, Pablo Giovanni11/06/2026 21:24, atualizado 11/06/2026 21:50
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Reprodução/ redes sociais
Daniel Vorcaro

Investigadores da Polícia Federal (PF) comunicaram, na noite desta quinta-feira (11/6), ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), a rejeição da segunda proposta de colaboração premiada apresentada pela defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

A decisão também foi informada aos advogados de Vorcaro, conforme revelou a coluna do Metrópoles de Igor Gadelha.

Com a negativa da PF, a defesa do banqueiro concentra esforços na análise que está sendo feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que também avalia a proposta de colaboração.

Conforme mostrou esta coluna, uma ala influente da PF avalia que eventual aceitação da proposta pela PGR poderá expor o órgão a questionamentos futuros.

Segundo investigadores, o material apresentado por Vorcaro não reúne elementos considerados relevantes e suficientes para justificar um acordo de colaboração premiada.

Na avaliação de integrantes da corporação, o avanço das apurações poderá revelar informações que não foram incluídas na proposta, caso ela venha a ser aceita pela PGR.

Conjunto

Essa mesma ala da PF também avalia que Mendonça dificilmente homologaria uma colaboração construída sem consenso entre os órgãos responsáveis pela investigação.

O material apresentado por Vorcaro é classificado por investigadores como uma “delação elitista”. Segundo essa avaliação, a colaboração é limitada e seletiva, restrita a informações já conhecidas ou parcialmente conhecidas pelas autoridades.