Manoela Alcântara

Mendonça fixa prazos a órgãos federais sobre desmatamento na Amazônia

Decisão determina auditoria da CGU no Ibama, complementação de plano da Funai e ações da União para cumprir metas ambientais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ministro do STF André Mendonça
1 de 1 Ministro do STF André Mendonça - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou medidas para conter o desmatamento na Amazônia Legal no âmbito da ADPF 760, durante audiência realizada na manhã desta terça-feira (10/2).

Mendonça definiu medidas e ações coordenadas de órgãos de controle, como fiscalização ambiental e política indigenista, com prazos definidos para o cumprimento das providências na ação que trata de medidas impostas à União para reduzir o desmatamento na Amazônia.

Conforme decidiu o relator, Mendonça determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize, em até 180 dias, auditoria nos processos administrativos sancionadores ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para identificar falhas e propor aperfeiçoamentos concretos.

O relator ainda deu 90 dias para que o Ibama defina critérios para declaração de prescrição intercorrente em processos administrativos ambientais, com base na jurisprudência do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Mendonça determinou também que o órgão apresente soluções tecnológicas para automação da triagem processual, integração de bases de dados — com apoio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional — e elaboração de plataforma de conciliação e negociação de multas ambientais.

É o mesmo prazo de 90 dias concedido à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para complementar o plano de fortalecimento institucional, com apoio técnico do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, explicitando causas e consequências do desmatamento em terras indígenas, estratégias de implementação e gestão de riscos.

O ministro ainda determinou que a União apresente plano de ações para cumprimento da meta de destinação de glebas federais não destinadas, com justificativa para o descumprimento da meta de 2025, cronograma para os dois anos seguintes e identificação de áreas com maior risco de desmatamento e grilagem. As novas determinações não afastam a obrigação de apresentação de relatórios semestrais de monitoramento e avaliação.

“Nada obstante, ainda que o monitoramento feito pela Corte em relação ao cumprimento das determinações emitidas em processos estruturais seja condição para a efetividade e a autoridade do acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal, essa fase processual não pode se dar indefinidamente. Em outros termos, mesmo os processos estruturais devem chegar a termo e a prestação da atividade jurisdicional pelo Tribunal nesses casos devem ser encerradas”, explicou Mendonça.

Audiência

A audiência ocorreu na sala da Segunda Turma do STF, na manhã desta terça-feira, no contexto do acompanhamento do cumprimento das medidas impostas pelo Supremo para a redução do desmatamento na Amazônia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?