Manoela Alcântara

Lula, Alcolumbre e Motta confirmam presença em sessão do STF

Os presidentes da República, do Senado e da Câmara confirmaram ao STF participação na cerimônia de abertura do ano Judiciário 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Imagem colorida da fachada do STF
1 de 1 Imagem colorida da fachada do STF - Foto: <p>HUGO BARRETO / METRÓPOLES<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Davi Alcolumbre (União); e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) confirmaram presença na cerimônia de abertura no Ano Judiciário. Eles estarão com Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e demais ministros em evento no plenário da Corte, na segunda-feira (2/2).

O STF começou os preparativos para a cerimônia nesta quinta-feira (29/1) ao instalar estruturas metálicas, por onde passarão as autoridades.

A reabertura do Judiciário marca a retomada dos julgamentos em plenário, que serão retomados a partir de quarta-feira (4/1), com sessões às quartas e às quintas-feiras. Na ocasião, haverá discurso do presidente do STF.

O cerimonial de Lula confirmou a presença do presidente ao STF mesmo diante da previsão de uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30/1).

A cirurgia de catarata é considerada segura, rápida e de baixa complexidade. Assim, o presidente deverá ter alta no mesmo dia. Em 2020, o chefe do Executivo já havia sido submetido ao mesmo procedimento cirúrgico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?