Manoela Alcântara

Gilmar: descrédito no Caso Master não pode recair só sobre o STF

Ministro diz que crise de confiança atinge várias instituições e não apenas o Supremo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é entrevistado pelo colunista Paulo Cappelli e a repórter Manoela Alcântara no estúdio Metrópoles
1 de 1 Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é entrevistado pelo colunista Paulo Cappelli e a repórter Manoela Alcântara no estúdio Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, na tarde desta segunda-feira (4/5), que o descrédito da população sobre o Caso Master não pode recair apenas sobre a Corte.

Em audiência sobre arrecadação da taxa, capacidade fiscalizatória e eficiência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Gilmar citou pesquisas que indicam crise de credibilidade nas instituições do país.

“Temos, portanto, um quadro de descrédito generalizado impulsionado pelas dificuldades que o Estado brasileiro tem enfrentado para atender demandas básicas dos cidadãos. Nesse sentido, pretender resolver a crise de confiança mirando apenas o Supremo Tribunal Federal é, no mínimo, ingenuidade, mas mais provavelmente miopia deliberada e intenções obscuras”, disse.

O decano afirmou que, com os recentes desdobramentos do Caso Master, há indignação da população, o que tem corroído a reputação das instituições. Gilmar citou pesquisa do Datafolha segundo a qual 43% dos brasileiros desconfiam do Supremo.

Audiência

A audiência é conduzida pelo ministro Flávio Dino. Além de Gilmar, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, também participou do encontro.

A reunião ocorre após ação apresentada pelo partido Novo. Ao acolher o pedido para a audiência, Dino ressaltou que o presidente da CVM identificou movimentações atípicas envolvendo o Banco Master desde 2022, mas enfrenta limitações de pessoal e orçamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?