metropoles.com

Google apresenta recursos que prometem aumentar eficácia de anúncios

Em artigo, Alan Costa, da Produzindo Digital, fala sobre privacidade de dados, automação e mensuração de resultados

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Alan Costa
1 de 1 Alan Costa - Foto: Divulgação

Desde março de 2020 o mundo tem passado por mudanças inimagináveis provocadas pela pandemia. Foi pensando nessa nova realidade que afetou empresas de todo o mundo que, na última quinta-feira (27/6), na edição de 2021 do Google Marketing Livestream, o Google apresentou os novos produtos da empresa para este ano. As novidades vão desde formatos de anúncios até soluções relacionadas à segurança de dados dos usuários que utilizam a rede da companhia norte-americana.

No evento, transmitido virtualmente, executivos da empresa mostraram como o Google vem utilizando inteligência artificial para aumentar a automação das empresas e melhorar a mensuração dos resultados dos anúncios.

De acordo com o gerente-geral de anúncios da marca, Jerry Dischler, o objetivo é fazer com que as empresas se concentrarem menos na gestão de suas campanhas de anúncios e mais nas próprias estratégias.

Para entender melhor essas mudanças, separei alguns pontos importantes para ajudar os anunciantes a se prepararem para o que vem por aí:

Feed de produtos no YouTube

A novidade permite que os anunciantes veiculem produtos a vídeos existentes, criando feed com itens exibidos nas propagandas da plataforma. O feed de produtos também pode ser veiculado abaixo dos anúncios gráficos.

Curbside

Lançado no ano passado, o Curbside é um recurso que permite ao anunciante adicionar informações sobre a disponibilidade do produto exibido para retirada imediata em lojas físicas, o que pode estimular e influenciar a decisão de compra do usuário.

Anúncios de viagens

Para ajudar um dos setores mais afetados pela pandemia, o de turismo, o Google atualizou a estratégia de lance Comissão por estadia. Com as modificações, os hotéis pagarão apenas quando a reserva for realmente utilizada. Caso haja cancelamento, as empresas que utilizarem essa estratégia não pagarão o custo do anúncio ao Google.

Rede Shopping

Para melhorar ainda mais a experiência de quem procurar por produtos no Google, a empresa anunciou que irá lançar, ainda em 2021, nova interface da rede para que o consumidor compre o produto com a menor quantidade de cliques possível.

Identidade de marca

Com o objetivo de ajudar os consumidores a encontrarem empresas que se alinhem com os valores dos usuários, desde o início do ano, o Google vem ajudando negócios a compartilharem informações sobre a identidade da marca, por exemplo, exibindo, na Rede de pesquisa e no Shopping, quando uma empresa pertence a uma pessoa negra ou a uma classe sub-representada.

Programa de fidelidade

Outra novidade, ainda em fase de testes, é o Programa de Fidelidade do Comerciante. O recurso vai permitir às empresas divulgar os benefícios dos planos de fidelidade para ajudá-las a manter e conquistar novos clientes.

Campanha Performance Max

Também ainda em fase de testes, a novidade vai permitir que, em um único lugar, os anunciantes direcionem a mesma campanha para ser exibida em todo o inventário do Google, como Pesquisa, YouTube, Display, Gmail e Maps. De acordo com a empresa, até o fim de 2021, o recurso estará disponível aos anunciantes.

Realidade virtual

Outra novidade mencionada na apresentação foi o recurso Realidade Virtual. Com ele, as pessoas poderão testar, de forma virtual, produtos de beleza e peças de vestuário antes mesmo de comprá-los.

Stories

O Google também está testando uma nova forma de exibição de vídeos: o formato de histórias detalhadas. O novo recurso vai permitir a publicação de conteúdos de vídeo em formato de stories, com exibição do preço dos produtos.

Todas as compras em um só lugar

O evento apresentou também uma nova funcionalidade que será disponibilizada em breve. Para otimizar o tempo do usuário e melhorar a experiência de compra na rede, o Google vai reunir as informações referentes ao conteúdo de todos os carrinhos abertos e exibi-las em um único lugar: a aba do usuário na tela inicial do Google Chrome.

Privacidade

Atento às novas políticas de privacidade de dados, o Google divulgou a Privacy Sandbox, ferramenta colaborativa, em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo criar tecnologias da web que protejam a privacidade on-line dos usuários.

Mensuração

Para tornar mais eficiente a medição dos resultados das campanhas, o Google ampliou os investimentos em produtos desenvolvidos com a tecnologia de machine learning. Por exemplo, vai disponibilizar para quase todos os anunciantes a possibilidade de utilizar o Costumer Match, tipo de segmentação que lhe permite usar dados compartilhados pelo próprio cliente para alcançá-lo por meio de anúncios de variados formatos.

Automação

De acordo com Jerry Dischler, a empresa vem aumentando os esforços em aprendizado de máquina de última geração para tornar a experiência de criação de campanhas mais simples e eficiente. Segundo ele, a intenção é que os anunciantes tenham mais foco na estratégia de marketing como um todo.

Se, por um lado, muitas empresas têm tido dificuldade para manter os negócios em pleno funcionamento nos últimos meses, por outro, o ambiente digital vem ajudando o comércio a resistir e até mesmo a crescer. Com as novidades anunciadas, o Google deixa a mensagem de que há mais motivos para manter o otimismo.

Alan Costa é fundador da Produzindo Digital, empresa com foco em promover pequenas e médias organizações pela internet

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?