Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

O que o marketing de empresas pode aprender com Gramado (RS)?

Publicitário, Alan Costa visitou recentemente a famosa cidade da serra gaúcha. Em artigo ao Metrópoles, faz paralelo com os 5Ps do marketing

atualizado 11/05/2021 16:15

Alan CostaDivulgação

Na semana passada, fui a Gramado (RS) para falar na conferência de inovação Gramado Summit sobre como pequenas e médias empresas podem vender pela internet. Era minha primeira vez na cidade e o olhar atento e encantado com as novidades era expressão constante no rosto de todos os que passavam pelas lindas e aconchegantes ruas.

No entanto, o que menos esperava era que, na minha bagagem de volta, traria muitos insights e experiências dos quais, em minha opinião, a área de marketing das empresas pode se beneficiar.

Gramado, Rio Grande do Sul

Durante a estadia, não foi apenas o grande sucesso do evento que chamou a atenção de quem estava na charmosa cidade. Com 36.500 habitantes, Gramado mostra que não é apenas pelo frio e pelos deliciosos chocolates que ela quer ser conhecida, mas, principalmente, pela promoção de excelentes e surpreendentes experiências na jornada dos seus consumidores.

Lá, os 5 Ps do marketing estão muito bem representados.

O produto Gramado é algo único. Experimentar o clima e a beleza de uma cidade europeia sem precisar sair do Brasil e, ainda por cima, ter sensação de segurança em todos os momentos dá à cidade enorme vantagem competitiva frente a outros pontos turísticos do país.

Gramado, Rio Grande do Sul
Charmosa e receptiva, Gramado (RS) está no topo das rotas turísticas dos viajantes

O ponto de venda está muito bem localizado: em uma das serras mais bonitas do Brasil, a gaúcha, e a apenas 1h55min de Porto Alegre, Gramado oferece diferentes rotas de fácil acesso para seus visitantes chegarem até ela.

Com preços que variam de acordo com o interesse do usuário, a cidade conta com hotéis, pousadas e restaurantes que se adequam ao bolso de qualquer viajante que curte uma boa experiência no frio.

Outra habilidade que o gramadense tem e usa com maestria é a capacidade de promover experiências que se transformem em vendas. A cada ponto de contato, uma nova experiência é vivida. Andar pela cidade é um mix de sensação, ao ponto de, em alguns momentos, pairarem dúvidas sobre se você está na Disney ou na Europa – tudo ao mesmo tempo.

Gramado

Em Gramado, as pessoas estão no centro, literalmente: o foco é o consumidor e seu bem-estar, sempre. O atendimento em todos os setores é impecável, algo raro de acontecer com a maioria das empresas. Do motorista do Uber ao recepcionista do hotel, a satisfação do cliente está em primeiro plano, a todo instante.

Sair de Gramado é deixar um Brasil que está dando certo. E, como tudo que é certo no mundo dos negócios, às vezes vale a pena modelar.


Alan Costa é fundador da Produzindo Digital

Últimas notícias