metropoles.com

Prêmio Multishow está desconectado da realidade musical do Brasil

Cheia de indicações questionáveis – para dizer o mínimo – premiação musical se distancia daquilo que o brasileiro de fato escuta

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Marisa Monte
1 de 1 Marisa Monte - Foto: Divulgação

A lista de indicados ao Prêmio Multishow 2021 mostrou que o canal de variedades do Grupo Globo parece não ter entendido o que de fato caiu no gosto popular nos últimos 12 meses. A indicação da faixa Calma, de Marisa Monte, para a categoria Música do Ano é uma das mais irrefutáveis provas da falta de de conexão entre a premiação global e a realidade.

Não se trata aqui de questionar o talento, a relevância, o tamanho ou a qualidade artística de Marisa Monte. Tudo isso segue inabalável e ela, discreta como sempre, continua no olimpo das deusas do gênero que se convencionou tratar por MPB. A questão é que a categoria “música do ano”, por definição, traduz o reconhecimento à canção mais ouvida, mais tocada e mais cantada ao longo dos últimos meses. E isso, definitivamente, é tudo o que Calma jamais foi.

0

Lançada em junho de 2021, como single do álbum Portas – o primeiro solo com inéditas de Marisa em 10 anos, Calma não chegou a ser uma unanimidade sequer entre os mais fiéis e apaixonados fãs da cantora e compositora carioca. Publicado no canal oficial da cantora no YouTube em 10 de junho, o clipe da canção soma 3,3 milhões de visualizações até a tarde desta terça-feira (19/10), mesmo número de plays obtidos no Spotify.

Para título de comparação, o clipe de Batom de Cereja, de Israel e Rodolffo, lançado em fevereiro, conquistou cem vezes mais visualizações na plataforma de vídeos. Oito meses depois da estreia, já são mais de 357 milhões de views no YouTube. O tema dos sertanejos também foi  indicado na categoria Música do Ano. 

Daqui a 10, 15 anos…será que reportagens e estudiosos da música lembrarão de qual canção como a que mais fez sucesso neste conturbado 2021? 

Se o Prêmio Multishow tem critérios outros para definir como são escolhidas as indicadas na categoria Música do Ano, faria por bem explicitá-los. Do jeito que está, o prêmio parece feito para agradar à Zona Sul carioca. Uma falha grave, afinal, Leblon e Ipanema estão longe de representar o Brasil verdadeiro, popular.

A inclusão de Calma na lista soa quase como um pedido ao público, mais uma vez intrigado com os bastidores da premiação…

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?