Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

BBB21: amigos de Juliette explicam como surgiu o dicionário Juliettês

Juliette tem sofrido preconceito pelas expressões regionais que usa no BBB21. Os amigos decidiram resolver isso com arte

atualizado 05/02/2021 18:00

reprodução/ twitter

A paraibana Juliette, considerada uma das protagonistas desta edição do BBB21, tem levantado muitas pautas importantes dentro da casa mais vigiada do país. Uma delas é o preconceito linguístico que alguns participantes demonstram com relação à advogada e maquiadora. Por muitas vezes, eles fazem piada do sotaque dela e afirmam não compreendê-la pelo uso de expressões locais.

Pensando nos regionalismos existentes em todo o território nacional e no quanto eles são patrimônios  imateriais da nossa cultura, a equipe que gere as redes sociais da sister decidiu criar o dicionário Juliettês, no qual explicam, por meio de vídeos, algumas das expressões utilizadas pela sister.

0

A ideia surgiu depois dos brothers interpretarem o “tu num vale nada” que Juliette disse para Karol Conká como se fosse “você é ruim”. No Twitter, os internautas pediram aos assessores da paraibana que, de alguma forma, deixasse claro que existem ditos no estado que são regionalismos, não ironia.

Foi aí que decidimos fazer o dicionário que é de Juliette, mas também da Paraíba inteira, até mesmo do Nordeste. E pensamos em você pra interpretar porque sabíamos que tu ia entender 100% o sentimento”: foi assim que Thardelly Lima, ator e amigo da sister, recebeu o convite para entrar no plano, que contou com a participação de jornalistas, escritores e designers.

“Tenho muitos vídeos de poesia no meu Instagram que falam sobre sotaque, sobre o Nordeste. Fazia uma poesia sempre com temas ligados ao nordestino e, como eu já tinha trabalho com os meninos, eles aproveitaram e me convidaram para gente fazer essa brincadeira. Toda semana, um videozinho explicando um pouco desse dicionário”, contou Thardelly, que estará na próxima novela das 19h da Rede Globo.

“A gente sabe que a xenofobia pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer região, mas o nordestino sente mais. Só quem passou e passa por isso sente na pele quando assiste um episódio desse. Você reconhece naquilo e bate em um lugar muito mais frágil na gente”, completa.

O ator ressaltou ainda o descontentamento em ver que ainda há brasileiros que diminuem outros por conta da forma de falar. “É de uma tristeza que não sei nem explicar. Porque é muito cruel você ser do mesmo país que uma pessoa mas, só porque fala de uma maneira diferente, é excluído, debochado e humilhado. É muito surreal, em 2021, a gente ainda falar sobre isso assim como a gente ainda fala sobre racismo, homofobia. Daí agora a xenofobia veio de uma forma bem mais potente porque está lá, escancarada. Assim, nossos vídeos estão acalentando e abraçando muita gente. Estou feliz em fazer parte disso e mostrar que o Brasil é plural e diverso. Quanto mais isso for respeitado, mais bonito fica”, completa.

Ficha técnica do dicionário Juliettês

Ator: Thardelly Lima;
Roteiro: Candy Ferraz e Thardelly Lima;
Criação: Candy Ferraz, Têca Falcão e Diego Lins;
Produção e Conteúdo: Têca Falcão;
Direção de arte: Diego Lins;
Edição de vídeo e animação: Romário Rodrigues;
Coordenação: Deborah Vidjinsky e Huayna Tejo.

Últimas notícias