metropoles.com

Após post sobre Juliette, Túlio Gadêlha pode pagar multa por propaganda eleitoral antecipada

Deputado federal deve tentar reeleição em 2022 e fez publicações nas redes sociais mencionando a campeã do BBB21

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
tulio gadelha juliette instagram
1 de 1 tulio gadelha juliette instagram - Foto: Reprodução/Instagram

Segundo o Ministério Público Federal, o Ministério Público Eleitoral em Pernambuco propôs ação contra o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) por realização de propaganda eleitoral antecipada.

Isto porque Gadêlha é um provável candidato à reeleição em 2022. No dia 28 de abril, ele fez publicações em seus perfis nas redes sociais Twitter e Instagram, convidando seus seguidores a participar de sua campanha.

0

Na ocasião, o candidato fez menção a Juliette Freire, que ganhou o BBB21. O deputado federal divulgou imagem com sua fotografia e o numeral de urna 1212, com o qual disputou a eleição passada. A publicação trazia o texto: “Kit 1212. Solicite o seu, receba em casa e participe da nossa campanha”.

Para o Ministério Público Eleitoral, Túlio Gadelha usou, ao divulgar seu nome, imagem e numeral de campanha, a elevada audiência do programa televisivo e sua repercussão nas redes sociais para realizar propaganda eleitoral muito antes do período permitido, que tem início após o dia 15 de agosto do ano da eleição.

O procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, pede que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) – que julgará a representação – determine remoção das publicações e aplique a multa prevista na legislação eleitoral, em valor acima do mínimo legal, que é de R$ 5 mil.

“O deputado utilizou meios de comunicação de grande visibilidade e disseminação no momento atual, além de fazer menção a uma pessoa de enorme prestígio – Juliette Freire –, que conta com mais de 32 milhões de seguidores só no Instagram”, explicou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?