Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Servidores denunciam falta de estrutura em posto de vacinação do DF

Documento registra que profissionais da triagem ficam expostos a sol e chuva, além de dificuldades de uso de banheiro do shopping Iguatemi

atualizado 06/04/2021 21:44

Drive-thru da vacinação na UBS de TaguatingaHugo Barreto/Metropoles

Os profissionais de saúde escalados para trabalhar no posto de vacinação instalado no estacionamento do Shopping Iguatemi reclamam da falta de estrutura para atender os contemplados do grupo prioritário da vacina contra a Covid-19.

Em documento expedido para a Secretaria de Saúde, esses servidores apontam a distância do local até o sanitário do estabelecimento comercial, além da exposição constante da equipe de triagem, uma vez que há apenas uma tenda instalada. O ponto vacina cerca de 800 pessoas por dia.

“As condições de trabalho no local são precárias, pois há apenas uma tenda para a realização das vacinas, a qual comporta quatro postos de vacinação somente e não há espaço protegido do sol ou chuva para o trabalho dos triadores – trabalho fundamental para a garantia de uma vacinação dentro dos critérios recomendados pelas Notas Técnicas vigentes”, registra a reclamação.

Ainda segundo os servidores, “os banheiros são distantes e a maior parte dos profissionais têm evitado beber água para ir menor número de vezes ao banheiro tendo em vista o grande número de pessoas a serem atendidas nos dias mais movimentados”, continua.

Para resolver as questões, os profissionais pedem a instalação de uma outra tenda no local, exclusiva para a triagem dos usuários, além de disponibilização de banheiros químicos para as equipes e também para os usuários.

O que diz a Secretaria de Saúde?

Procurada, a Superintendência da Região de Saúde Leste informa que o drive-thru de vacinação contra a Covid-10 no Iguatemi Shopping é uma tripla parceria entre a Secretaria de Saúde – por meio da superintendência -, Administração Regional do Lago Norte e Grupo Iguatemi.

“Esses entes, buscando garantir o acesso da população à vacina e dar estrutura para a melhor execução do processo de vacinação, instalou uma grande tenda no estacionamento do shopping, com sistema de dissipação de calor”.

Ainda segundo a nota, a superintendência esclarece que busca melhorias em seu processo e estrutura. “Por isso, recebeu, recentemente, a demanda de uma nova tenda em decorrência, principalmente, do grande aumento da procura de usuários por vacina naquele posto. A área já está trabalhando para atender essa demanda. O banheiro do shopping também foi prontamente disponibilizado aos trabalhadores, assim como água”.

Últimas notícias