metropoles.com

Secretaria de Saúde confirma 1º caso de reinfecção por Covid-19 no DF

De acordo com a pasta, o morador de Águas Claras foi infectado a primeira vez em abril de 2020 e voltou a ter a doença em março passado

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Covid-19
1 de 1 Covid-19 - Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde comunicou, na noite desta quarta-feira (2/6), ter confirmado o primeiro caso de reinfecção pela Covid-19 no Distrito Federal. Segundo informações oficiais, trata-se de um morador de Águas Claras com 33 anos. O Governo do Distrito Federal (GDF) já notificou o episódio ao Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria, a primeira infecção foi registrada em abril de 2020, pela variante B.1.1.28. No mês de março deste ano, contudo, o paciente apresentou nova infecção, desta vez pela variante P1 (variante de Manaus). Não houve registro de internação.

O protocolo do Ministério da Saúde prevê que são considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que o paciente tenha dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.

É necessário ainda que duas amostras positivas sejam encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen-DF).

Segundo a nota encaminhada pela Secretaria de Saúde, o caso foi o primeiro do DF que atendeu aos critérios de reinfecção, com duas amostras em boa qualidade para análise.

Números da Covid

A média móvel de mortes por Covid-19 no DF subiu para 26,1 nesta quarta. Na comparação com 14 dias atrás, houve alta de 7%, o que sinaliza estabilidade do patamar.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 28 mortes e 801 novas infecções. Devido ao atraso nas notificações, os óbitos não ocorreram, necessariamente, nesse período. Ao todo, o DF já registrou 407.540 casos da doença e 8.720 vidas perdidas.

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e UCI voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública estava em 80,4% na última atualização da Secretaria de Saúde, realizada às 16h26. Ao todo, 476 dos 592 leitos estão ocupados.

Na rede privada de saúde, a ocupação dos leitos adultos para tratamento contra Covid-19 é de 87,3%, com 213 das 245 unidades ocupadas. Essas informações foram atualizadas às 11h56 desta quarta-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?