metropoles.com

Novo promove debate no DF para defender prisão em 2ª instância

Evento na noite de quinta-feira (28/11/2019) terá as presenças do deputado federal Gilson Marques (SC) e do advogado Paulo Roque

atualizado

Compartilhar notícia

Sandro Araújo/ Tripé Imagem
Partido novo
1 de 1 Partido novo - Foto: Sandro Araújo/ Tripé Imagem

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu vetar a prisão após condenação em 2ª instância, o tema tem causado debates acalorados nos campos político e jurídico. O diretório regional do Partido Novo do Distrito Federal fechou questão sobre o assunto e promoverá evento na quinta-feira (28/11/2019) para defender o cumprimento de sentença após decisão de colegiado.

A legenda é favorável à prisão imediata porque “torna a Justiça mais efetiva e rápida”. “Essa é a regra em países desenvolvidos e a prisão após todas as instâncias se tornou, no Brasil, um caminho para a impunidade, já que muitos processos prescrevem antes de chegarem ao final. Não interessa ao brasileiro honesto manter bandidos soltos”, explica a economista Luiza Rodrigues, presidente do Novo no DF.

Tramita no Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para alterar o Código Penal e autorizar o cumprimento da prisão após sentença colegiada. Segundo Luiza, a medida é defendida pelas ruas, mas ainda enfrenta resistências no Parlamento. “O debate sobre as dificuldades legislativas e políticas dessa PEC é necessário, pois a sociedade precisa pressionar seus representantes para garantir que a Justiça funcione na prática e para todos”, emendou.

O debate será às 19h no Copa Network, localizado na 305 Norte. Ele será conduzido pelo deputado federal Gilson Marques (SC), pelo advogado e professor Paulo Roque e também pelo diretor legislativo da sigla na Câmara dos Deputados, Rodrigo Marinho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?