Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

GDF cria roteiro com obras de Athos Bulcão pelo 102º aniversário do artista

Iniciativa da Secretaria de Turismo conta com apoio da Google Maps e da Camelo Bike Tour para homenagear o mosaicista

atualizado 01/07/2020 22:01

Fundação Athos Bulcão/Divulgação

A Secretaria de Turismo decidiu criar mini roteiros urbanos pelo Plano Piloto  para que brasilienses e visitantes possam conhecer as obras acessíveis de Athos Bulcão e que estão expostas gratuitamente em vários pontos da capital federal. A ideia é apenas uma das homenagens ao 102º aniversário de um dos mais simbólicos artistas plásticos que atuaram na construção de Brasília.

Com o projeto Julho em Quatro Athos, a pasta lembra da importância artística do ceramista, escultor e também mosaicista, já que foi com o uso de azulejos que ele conseguiu dar notoriedade à própria criatividade. Bulcão morreu em 2008, aos 90 anos, após uma parada respiratória.

Atualmente, suas obras podem ser vistas em vários pontos da cidade: Congresso Nacional, Igrejinha da entrequadra 307/308 Sul, SQN 107, aeroporto, Catedral, Torre de TV, Palácio do Itamaraty e Setor Militar Urbano, entre outros.

“O nosso projeto é um reconhecimento ao legado desse grande artista durante todo o mês julino. Athos foi responsável pela identidade visual de Brasília e coloriu a cidade com seu talento e sensibilidade. Com o apoio da Fundação Athos Bulcão, celebraremos a sua obra e seu 102º aniversário”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Veja algumas obras de Athos Bulcão pela cidade: 

0
Arquitetura moderna

Para o presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, Brasília é o maior centro mundial de arquitetura moderna e que se transformou nessa grande obra pelas mãos de talentosos artistas como Athos Bulcão, cujos trabalhos podem ser vistos o tempo inteiro em vários locais.

“A Fundação tem um papel muito importante de recuperar e preservar a memória desse grande artista que produziu a partir da cidade que era sua base. Esse projeto da Secretaria de Turismo é de grande importância porque dá visibilidade ao trabalho genial de Athos Bulcão”, destacou.

Além dos roteiros, que terão modalidades a pé, de carro ou bicicleta, disponibilizados gratuitamente no Google Maps, a pasta realizará uma série de entrevistas abordando a contribuição de Athos para o design, arquitetura, moda e a identidade cultural de Brasília.

Participarão estudiosos e personalidades que conviveram com o artista. As entrevistas serão no formato live e transmitidas todas as quartas-feiras do mês de julho, às 20h, nas redes sociais da Setur-DF.

Últimas notícias