Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

CPI da Pandemia pede para TRF-1 acesso a processos da Falso Negativo

Presidente Omar Aziz (PSD-AM) acolheu questão de ordem de senador Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre investigação de superfaturamento de testes

atualizado 04/05/2021 13:38

Senado instala CPI da CovidReprodução/TV Senado

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), autorizou o envio de um ofício, nesta terça-feira (4/5), para que a Justiça Federal compartilhe todas as informações processuais da Operação Falso Negativo. A ação investiga possíveis superfaturamento na compra de testes de Covid-19 pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A questão de ordem foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que já havia apresentado requerimento anterior destinado ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), mas foi informado de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia entendido que o julgamento da matéria era de responsabilidade da Justiça Federal.

“É fundamental que possamos ter acesso a essas informações no âmbito da CPI da Pandemia, até mesmo porque o ex-secretário chegou a ser preso durante o exercício do cargo. Por isso, vamos solicitar o encaminhamento de ofício à 12ª Vara Criminal da Justiça Federal determinando o compartilhamento dessas informações ainda hoje”, afirmou o tucano.

A primeira fase da operação foi deflagrada em julho do ano passado. Um mês depois, seis integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde do DF, incluindo o chefe da pasta, Francisco Araújo, foram presos no âmbito da Falso Negativo. Em seguida, o GDF os afastou dos cargos.

Na ocasião, apenas o mandado de prisão contra o titular afastado da Subsecretaria de Administração Geral, da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck, não foi cumprido. O advogado de Iohan, Alexandre Adjafre, disse que o cliente estava com suspeita de Covid-19 e apresentou atestado de 10 dias para isolamento do ex-subsecretário.

Atualmente, nenhum dos investigados na Falso Negativo está preso.

Últimas notícias