
Ilca Maria EstevãoColunas

Venda da Marc Jacobs revela nova potência no mercado de luxo
Ao adquirir a Marc Jacobs e reunir grifes como Vera Wang e Rag & Bone, a WHP Global emerge como um novo e ambicioso competidor no mercado
Compartilhar notícia

A indústria global do luxo vive momentos de incerteza, e a venda da Marc Jacobs é mais um capítulo significativo dessa trama. Enquanto grifes como a Hermès crescem no mercado e atingem níveis inéditos, grupos como a LVMH vivem crises a ponto de abrir mão de grandes nomes da moda de seu catálogo. Nesse cenário, um nome avança discretamente, reúne importantes grifes e passa a se tornar um rival em potencial dos maiores negócios da indústria.
Vem saber mais!

A venda da Marc Jacobs
O grupo LVMH vendeu a Marc Jacobs, após 20 anos em seu catálogo de marcas. O movimento protege outras etiquetas do conglomerado em meio à crise no luxo, enquanto revela um cenário de expansão e descentralização no mercado.
A gigante do luxo vem passando por um contínuo processo de quedas nas ações. No primeiro semestre de 2025, a LVMH teve uma queda de 22% em seu lucro líquido. Apenas no primeiro trimestre do mesmo ano, a queda foi de 6%. De lá pra cá, os números se mantiveram estáveis, mas a situação ainda é delicada.

De acordo com especialistas, a redução do portfólio foi uma maneira de proteger as etiquetas Louis Vuitton, Dior e Celine, consideradas as mais promissoras do conglomerado.
A LVMH também retirou recentemente as marcas Stella McCartney e Off-White do seu catálogo. De acordo com especialistas, o processo exclui as etiquetas consideradas “luxo acessível” do grupo e permite que eles se concentrem em marcas mais sofisticadas e exclusivas.
O comprador
A aquisição coloca os holofotes sobre a WHP Global, empresa norte-americana fundada em 2019 e especializada em comprar marcas com forte reconhecimento e expandi-las globalmente. Em poucos anos, a companhia montou um portfólio que já inclui Vera Wang, Rag & Bone, G-Star e Joe’s Jeans.

Com a entrada da Marc Jacobs, o grupo chega perto dos US$ 10 bilhões em vendas globais no varejo, se consolidando como uma das empresas de maior crescimento do setor.
Conglomerados centenários como LVMH e Kering seguem dominando a indústria, mas a WHP Global vem demonstrando uma estratégia ambiciosa. O grupo reúne marcas de forte apelo cultural, preserva seus fundadores e amplia o alcance comercial. No caso da Marc Jacobs, o fundador segue como diretor criativo da grife.
















