com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Série de podcasts aborda detalhes da trajetória de Salvatore Ferragamo

A novidade antecede a estreia, no Festival de Cinema de Veneza, do documentário que conta a história do fundador da grife italiana

atualizado 04/09/2020 9:50

Estilista italiano Salvatore Ferragamo em sua produção de calçados. Foto em preto e brancoMondadori via Getty Images

A Salvatore Ferragamo lançou uma série de podcasts, batizada de Shoemaker of Dreams (Sapateiro dos Sonhos, em tradução livre), para celebrar a história do fundador da grife. A novidade antecede a estreia do documentário Salvatore, Shoemaker of Stars (Salvatore, Sapateiro de Estrelas), que será lançado durante o 77º Festival de Veneza.

Vem comigo saber mais!

Giphy/Salvatore Ferragamo/Reprodução

A autobiografia do designer foi ditada no fim dos anos 1950 e, posteriormente, transcrita em um livro. “A todos aqueles que devem caminhar” foi a dedicatória que Ferragamo fez nas primeiras páginas da obra, que, agora, também se tornou um produto multimídia.

A ideia do novo podcast é eternizar as vivências do italiano em áudio e demonstrar principalmente o “espírito de aventura e inovação” do icônico profissional. “Com uma origem quase de conto de fadas, a fascinante jornada de um jovem aprendiz ao sapateiro dos sonhos é narrada, repleta de aventuras fascinantes e divertidas anedotas”, destaca a marca.

Salvatore Ferragamo trabalhando em ateliê
Salvatore Ferragamo (1898-1960) foi um renomado designer de sapatos

 

Podcast Salvatore Ferragamo layout
A marca lançou uma série de podcasts para celebrar a trajetória do profissional

 

Podcast Salvatore Ferragamo layout
A novidade traz em áudios trechos da autobiografia do italiano

 

Podcast Salvatore Ferragamo layout
O material já está disponível no Spotify, no iTunes e no SoundCloud

 

No programa, em forma de homenagem, personalidades próximas da label leem trechos do livro com as próprias interpretações. O material já está disponível em diferentes plataformas: no Spotify, no iTunes e também no SoundCloud.

Entre os convidados, de várias nacionalidades, estão artistas, atores, influenciadores, escritores e jornalistas. Cada episódio dá voz a um dos 22 capítulos. Relatos pessoais, memórias, experiências e opiniões de Salvatore Ferragamo ficam evidentes.

O time é formado por Sinéad Burke, Stanley Tucci, Penny Martin, Michelle Monaghan, Simone Marchetti, Tamu McPherson, Dylan Jones, Valeria Golino, Jo Ellison, Caroline Rush, Colleen Atwood, Olivia Sui e Sam Lerner, Hero Fiennes Tiffin, Caroline Issa, Caitriona Balfe, Carlo Sestini, Marina de Tavira, Pierfrancesco Favino, Isabella Rossellini, Sandy Powell, Suzy Menkes e Jessica Alba.

Loja da grife Salvatore Ferragamos
São 22 episódios no total. Os participantes são personalidades ligadas à marca

 

Sinéad Burke em desfile da Salvatore Ferragamo
A escritora Sinéad Burke apresenta o episódio de abertura

 

Stanley Tucci em desfile da Salvatore Ferragamo
O ator Stanley Tucci vem em seguida, com o segundo

 

Retrato de Isabella Rossellini
Isabella Rossellini narra o 19º capítulo

 

Atriz Jessica Alba em evento da grife Salvatore Ferragamo
Jessica Alba ficou com o último trecho

 

Salvatore, Sapateiro de Estrelas

O documentário, que também foi inspirado na autobiografia de Ferragamo, estreia em Veneza neste domingo (6/9). Faz parte da categoria Fora de Competição do festival local de cinema. O diretor do filme, Luca Guadagnino, começou o projeto em 2017, quando procurou a família Ferragamo e passou a ter acesso a arquivos da grife.

O longa-metragem tem como foco a carreira do designer, mas também aborda experiências pessoais e dificuldades. Conta vivências tanto na Itália quanto nos Estados Unidos. “Acompanha Salvatore desde a sua terra natal, na região sul italiana da Campania, até aos EUA, desde aprendiz de sapateiro em Nápoles até ao dono da Hollywood Boot Shop na Califórnia, passando pela sua decisão de regressar à Itália, de viver e trabalhar em Florença, dominando o seu ofício e ascendendo ao sucesso como homem de negócios.”

Salvatore Ferragamo nasceu em 1898 e morreu em 1960. Ao longo da trajetória profissional, consolidou-se como um ícone da criação de sapatos, ficando conhecido como “o sapateiro das estrelas”. Ele também fundou uma fábrica com artesãos especializados e com foco no handmade.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias