metropoles.com

Salvatore Ferragamo anuncia Maximilian Davis como diretor criativo

O inglês substitui Paul Andrew, que deixou o cargo no ano passado. O novo estilista pode modernizar a grife com o estilo sexy e arrojado

atualizado

Compartilhar notícia

@lee__whittaker/Instagram/Reprodução
Homem negro e careca encostado na parede. Seu nome é Maximilian Davis e ele é estilista da marca Salvatore Ferragamo. Ele usa uma camiseta branca e posa ao lado de manequins usando blazers preto e azul.
1 de 1 Homem negro e careca encostado na parede. Seu nome é Maximilian Davis e ele é estilista da marca Salvatore Ferragamo. Ele usa uma camiseta branca e posa ao lado de manequins usando blazers preto e azul. - Foto: @lee__whittaker/Instagram/Reprodução

O estilista Maximilian Davis assume, nesta quinta-feira (16/3), o cargo de diretor criativo da grife italiana Salvatore Ferragamo. O inglês, nascido em Manchester, substitui Paul Andrew, que deixou o cargo em abril do ano passado. Desde então, uma equipe interna de designers assumiu o desenvolvimento das coleções. Com a novidade, a grife italiana poderá ter códigos clássicos modernizados.

Vem entender mais!

Giphy/Salvatore Ferragamo/Divulgação

A excelência do trabalho com o couro – em sapatos e em bolsas – e com a alfaiataria é o grande diferencial da Salvatore Ferragamo. É comum que grifes italianas consolidadas foquem em símbolos tradicionais e perpetuem esses legados. Porém, com Maximilian Davis como novo diretor criativo da marca fundada no século 20, a ideia é equilibrar a herança prévia com os códigos do futuro. 

O estilista, que é graduado pela London College of Fashion, departamento da renomada Universidade das Artes de Londres, fundou a marca homônima em 2020 e atraiu reconhecimento internacional imediato. Foi um dos 20 selecionados para a semifinal do Prêmio LVMHorganizado pelo conglomerado de luxo para dar visibilidade e financiamento a novos talentos – deste ano, mas desistiu da competição. Segundo o WWD, site referência na moda, a decisão veio justamente após Maximilian Davis receber a oferta da Ferragamo.

Homem negro e careca usando casaco cinza. Seu nome é Maximilian Davis e ele é um estilista inglês.
O jovem estilista inglês, dono de uma marca homônima, agora assume como novo diretor criativo da tradicional casa Ferragamo

 

Mulher negra e com cabelo raspado desfilando em passarela. Ela usa um casaco e uma saia de pregas brancos. As peças são da marca Maximilian Davis.
Maximilian Davis tem como característica uma estética minimalista e atenta aos códigos que fazem sucesso atualmente

 

Mulher branca com cabelo louro amarrado. Ela usa uma saia e uma blusa de manga cumprida na cor azul marinho, além de uma meia-calça preta. As peças são da marca Maximilian Davis.
Na última coleção apresentada, trabalho com cores primárias, como o azul e o vermelho em contraste com as bases brancas e pretas

 

Maximilian Davis trabalhou como designer júnior na Grace Wales Bonner, vencedora do Prêmio LVMH em 2016, e também passou pela Mowalola e pela Supriya Lele. Recortes, decotes e assimetrias são características marcantes de seu trabalho, além dos vestidos e conjuntos que conseguem ser sensuais e elegantes ao mesmo tempo. 

Em comunicado à imprensa, o estilista inglês afirmou que está “grato pela oportunidade de construir sobre a rica e profunda herança da casa”. “Estou ansioso para articular minha visão, elevada pelos códigos do artesanato italiano, qualidade e inovação”, celebrou. Nomes fortes da indústria, como as modelos Naomi e Precious Lee, parabenizaram Davis pelo novo cargo.

_maximiliandavis_
Na última edição do British Fashion Awards, que ocorreu em novembro de 2021 em Londres, a cantora Dua Lipa compareceu com um vestido preto minimalista da marca de Davis

 

Três mulheres posam em foto de campanha para a marca Maximilian Davis. As duas primeiras são mulheres negras e a terceira é asiárica. Ela usam saias e calças pretas e camisas abertas com uma estampa quadriculada rosa.
Com a marca homônima, Maximilian Davis desenhou uma coleção-cápsula para a multimarcas britânica Browns

 

Duas mulheres posam em foto de campanha para a marca Maximilian Davis. A primeira é uma mulher negra e a segunda é asiárica. Ela usam saias e casacos pretos. O fundo da foto é rosa.
A alfaiataria também se faz presente em seu trabalho, porém, com assimetrias e recortes para garantir modernidade
Tradição italiana

A Salvatore Ferragamo foi criada pelo estilista de mesmo nome no ano de 1927, em Florença, na Itália. Desde então, consagrou-se no segmento de artigos luxuosos de couro e se manteve fiel aos códigos definidos ao longo dos anos. A nomeação do designer Maximilian Davis mostra, para o mercado da moda, que a marca está procurando um caminho de modernizar o próprio legado. 

O comunicado de Marco Gobbetti, CEO da Salvatore Ferragamo, reforçou essa opinião. Em comunicado à imprensa, o empresário italiano afirmou que o trabalho de Davis é “definido pela elegância, sensualidade refinada e constante compromisso com a qualidade” e que, “por meio de sua lente de sensibilidade contemporânea, ele escreverá um novo e emocionante capítulo para a casa”.

Mulher asiática com cabelo preto longo e de franja. Ela usa um casaco preto e segura uma bolsa de couro também na cor preta. As peças são da marca Salvatore Ferragamo.
O trabalho artesanal com o couro é o grande diferencial da casa italiana

 

Foto de campanha da marca Salvatore Ferragamo com três mulheres posando. A primeira modelo é negra, a segunda é branca e a terceira também é negra.
Na linha de roupas, a Ferragamo se mantém minimalista e conservadora aos códigos originais

 

Bolsas rosa e preta da marca Salvatore Ferragamo. Elas estão apoiadas em uma mesa de madeira escura e, ao fundo, é possível ver prateleiras com livros.
Os acessórios de couro da Salvatore Ferragamo são sinônimo de elegância e atemporalidade

 

Frascos de perfume da marca Salvatore Ferragamo. Os perfumes estão enfileirados em uma plataforme de mármore.
A etiqueta também possui uma linha de fragrâncias

 

A passos lentos, a indústria da moda caminha para trabalhar a inclusão de forma mais integrada, não apenas com modelos nas passarelas e campanhas. Depois de nomes como Virgil Abloh, como diretor do masculino da Louis Vuitton, e Rihanna – com a extinta Fenty, que foi comprada pelo grupo LVMH – alertarem sobre a falta de profissionais negros em cargos criativos, a nomeação de Maximilian Davis para a Ferragamo pode ser um pequeno spoiler do futuro.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?