metropoles.com

Peta lança concurso milionário para criação de lã vegana

O grupo de direitos dos animais está oferecendo remuneração em dólar para encontrar uma alternativa veganista para a indústria têxtil

atualizado

Compartilhar notícia

Peta/Divulgação
Mulher preta com roupas coloridas, ela está segurando um cachecol próximo ao pescoço | Metrópoles
1 de 1 Mulher preta com roupas coloridas, ela está segurando um cachecol próximo ao pescoço | Metrópoles - Foto: Peta/Divulgação

A People for the Ethical Treatment of Animals (Peta), organização que luta pelos direitos dos animais, lançou neste mês um concurso para a criação de uma alternativa à lã vegana. A iniciativa procura encontrar uma pessoa, um grupo ou uma empresa focado na pesquisa do material e que consiga produzir a matéria-prima “visual, textura e funcionalmente semelhante ou melhor que a lã de ovelha”.

Vem saber mais!

@fashgif/Giphy/Reprodução

A indústria fashion tem investido em alternativas sustentáveis para alimentar o ramo têxtil, a fim de substituir materiais de origem animal. Entre as opções para “couro”, já existem tecidos desenvolvidos em fios de seda, cogumelos, abacaxi, milho e até queratina, todos com características semelhantes ao de origem animal, entregando durabilidade e resistência.

No momento, chegou a vez da lã complementar a lista de materiais veganos no mercado, ávido por substituir fibras animais por materiais de última geração. O vice-presidente da Peta, Tracy Reiman, disse, em comunicado, que o grupo está “entusiasmado para promover a inovação que ajudará a proteger as ovelhas, fazer avançar a moda e pôr fim à degradação ambiental causada pela pecuária intensiva”.

Mulher segurando quatro novelos de lã | Metrópoles
Peta lançou um concurso em busca de lã vegana

 

Novelos de lã | Metrópoles
A organização está oferecendo um milhão de dólares

 

Mulher segurando novelos de lã | Metrópoles
Buscando encontrar um material sustentável para substituir a lã de origem animal

 

Novelos de lã | Metrópoles
Os interessados têm até 28/7/2023 para enviar uma amostra do novo material junto a um plano de produção

Batizado de Vegan Wool Challenge (Desafio da Lã Vegana, em tradução livre), o concurso foca em encontrar a lã “fake” com menor impacto ambiental. Com prêmio avaliado em US$ 1 milhão, os interessados podem se inscrever até 28 julho de 2023, enviando uma amostra do tecido. Os materiais devem ser de base biológica ou de bioengenharia, biodegradáveis ​​e/ou recicláveis, demonstrar baixa formação de bolinhas e desprendimento de fibras, depois de serem tricotados.

Nos pré-requisitos da Peta, também estão listados a capacidade de produção em várias gramaturas. Como se não bastasse, a lã vegana também deve absorver a umidade, neutralizar odores e reter a temperatura corporal, assim como a de origem vegana.

Mulher segurando uma ovelha filhote nas mãos | Metrópoes
Contudo, a lã “fake” precisa cumprir uma série de requisitos

 

Ovelha em campo | Metrópoles
Entre elas, está a baixa formação de bolinhas

 

Lã branca | Metrópoles
Também necessita ter vários pesos

 

Mulher preta com roupas coloridas, ela está segurando um cachecol próximo ao pescoço | Metrópoles
Tem de ser criado a partir de base biológica, além de ter as características da lã animal, absorvendo humidade e aquecendo

Lã vegana

Segundo levantamento da Peta, a lã está em quarto lugar no ranking de materiais mais poluentes da moda. “A criação de uma lã vegana viável e sustentável pode ajudar a diminuir o sofrimento dos animais nos criadouros e combater a catástrofe climática, uma vez que a indústria da lã produz grandes quantidades de metano, erode e o solo também pode contaminar as águas em lençóis freáticos”, celebrou Tracy.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?