metropoles.com

Mais uma perda: Opening Ceremony fechará todas as lojas em 2020

Multimarcas de Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio encerram suas atividades nos próximos meses, mas etiqueta própria permanecerá ativa

atualizado

Compartilhar notícia

Monica Schipper/Getty Images
Opening Ceremony – Front Row – Fall 2016 New York Fashion Week
1 de 1 Opening Ceremony – Front Row – Fall 2016 New York Fashion Week - Foto: Monica Schipper/Getty Images

Depois de marcas como Forever 21 e Barneys declararem falência, mais um importante nome da cena fashion é atingido pela crise do varejo norte-americano. Em post publicado no Instagram nessa terça-feira (14/01/2020), Carol Lim e Humberto Leon, idealizadores da Opening Ceremony, anunciaram que todas as multimarcas da rede fecharão as portas em 2020. A decisão acontece após os estilistas venderem a label para o grupo New Guards, que está interessado em manter apenas a etiqueta própria da empresa.

Vem comigo saber mais!

A Opening Ceremony foi inaugurada em setembro de 2002, como um celeiro de marcas que estavam despontando no mercado internacional. Inspirados pelo espírito das Olimpíadas, Carol e Humberto, ambos de ascendência asiática, convidaram etiquetas como Proenza Schouler, Alexander Wang e Rodarte a se unirem a designers do Brasil e Hong Kong em uma área entre os bairros Soho e Chinatown, em Nova York.

Divulgação/Opening Ceremony
Primeiro ponto da Opening Ceremony, inaugurado em 2002

 

A possibilidade de encontrar marcas que nunca tinham sido vendidas nos Estados Unidos logo chamou a atenção dos fashionistas, que adotaram a loja como um ponto de encontro. Ao apostar em uma label própria, a dupla por trás da multimarcas viu seu primeiro hit, uma camiseta com estampa de diamante, tomar as ruas da Nova York, em uma movimentação que seria recorrente dali em diante.

A boa aceitação pelo público levou os empresários a inaugurarem mais um endereço em Los Angeles, enquanto o LVMH convidou a dupla para dirigir a criação da Kenzo, em 2012. Inseridos no mercado de luxo internacional, Carol e Humberto passaram a investir em novos pontos físicos, em Londres e Tóquio.

Divulgação/Opening Ceremony
Camiseta com estampa de diamante virou símbolo da marca

 

Richard Bord/Getty Images
A dupla modernizou o visual da Kenzo

 

Richard Bord/Getty Images
Humberto e Carol uniram as cores da casa às formas amplas difundidas em seu trabalho

 

Richard Bord/Getty Images
Designers lançaram tendências que até hoje são trabalhadas na moda

 

Kristy Sparow/Getty Images
Eles se despediram da grife francesa no ano passado

 

Divulgação/Opening Ceremony
Loja de Tóquio foi classificada pela revista Complex como a quarta melhor loja do mundo em 2013

 

Em 2013, com a entrada na semana de moda de Nova York, a Opening Ceremony mostrou seu DNA ao mundo, fazendo várias marcas se interessarem na visão diferenciada. Topshop, Maison Margiela, Vans, Reebok, Disney, Adidas e Kodak são apenas algumas empresas que fecharam parcerias com a rede de multimarcas.

JP Yim/WireImage/via Getty Images
Primeira desfile da marca no New York Fashion Week

 

Divulgação/Opening Ceremony
Colaboração com a Vans

 

Divulgação/Opening Ceremony
Peça da coleção feita em parceria com a Disney

 

Divulgação/Opening Ceremony
Sempre com cores vibrantes, a etiqueta criou este tênis para a Adidas

 

Divulgação/Def Jam
A cantora Rihanna usou uma peça da Opening Ceremony na capa de seu álbum Talk That Talk

 

Um verdadeiro case de sucesso foi trilhado nos 18 anos da marca, mas a crise no varejo norte-americano levou Carol e Humberto a venderem a etiqueta ao grupo New Guards, detetor da Off-White. No entanto, segundo o Business of Fashion, o conglomerado pertencente à Farfetch adquiriu apenas a marca registrada e a PI da empresa, deixando as multimarcas fora da negociação.

“Decidimos nos concentrar em aumentar a marca própria da Opening Ceremony com nossos novos parceiros. Neste momento de imensas mudanças na maneira como as pessoas compram, ainda acreditamos no poder do varejo apaixonado e exclusivo, mas sentimos a necessidade de mudar, refletir e nos atualizar. Estamos aproveitando esta oportunidade para dar um passo atrás e avaliar o futuro de nossa experiência. Vamos sair do varejo por um momento para que possamos voltar com uma experiência mais inspiradora e relevante”, diz um comunicado no Instagram.

 

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?