Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Kim Jones entra para o painel de jurados do Prêmio LVMH 2021

O estilista britânico dirige as coleções femininas e de alta-costura da Fendi, e as masculinas da Dior

atualizado 04/09/2021 9:21

Kim Jones Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Kim Jones é o novo membro do estrelado júri do Prêmio LVMH 2021. Ao lado de nomes como Marc Jacobs, Virgil Abloh e Stella McCartney, o estilista participará da votação no round final, marcado para o dia 7 de setembro, na Louis Vuitton Foundation, em Paris. Na ocasião, será definido o vencedor do prêmio principal, LVMH Prize, e o Karl Lagerfeld/Special Jury Prize.

Vem saber mais detalhes!

Giphy/LVMH Prize 2021/Reprodução

Novo jurado

O LVMH Prize for Young Fashion Designers é uma das premiações de moda anuais mais importantes para talentos emergentes do mundo inteiro. Novo membro do júri, Kim Jones é a única novidade do painel nesta oitava edição. Ele é diretor criativo das coleções femininas e de alta-costura da Fendi desde 2020, e cuida das coleções masculinas da Dior desde 2018.

Entre estilistas, o júri do prêmio inclui, entre os veteranos, vários diretores criativos de outras marcas do conglomerado: Jonathan Anderson (Loewe), Maria Grazia Chiuri (feminino e alta-costura da Dior), Marc Jacobs (grife homônima), Virgil Abloh (masculino da Louis Vuitton) e Stella McCartney (grife homônima, da qual o LVMH tem participação minoritária).

Também há executivos, como a criadora do prêmio, Delphine Arnault (vice-presidente executiva da Louis Vuitton), Sidney Toledano (CEO e chairman do LVMH Fashion Group) e Jean-Paul Claverie (diretor do patrocínio corporativo da LVMH e conselheiro de Bernard Arnault, que é o CEO e chairman do grupo LVMH).

Desta vez, de forma inédita, o conglomerado abriu uma votação na internet para a seleção dos nove finalistas, dentre 20 semifinalistas, em abril, junto aos 66 membros de um comitê de especialistas da indústria. Normalmente, essa fase era escolhida somente pelos especialistas, em um showroom. A edição deste ano, porém, proporcionou um espaço virtual para cada candidato.

Kim Jones é o novo estilista da Fendi
Kim Jones entrou para o júri do Prêmio LVMH 2021

 

Virgil Abloh e Kim Jones
O painel também inclui Virgil Abloh, atual diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton, cargo que antes foi de Jones

 

Marc Jacobs
Marc Jacobs também é jurado

 

Stella McCartney
Stella McCartney é outro nome que compõe o júri

 

Finalistas

Desta vez, a lista de finalistas inclui nove estilistas, diferentemente das edições passadas, que elegiam oito. Bianca Saunders, Charles de Vilmorin, Christopher John Rogers, Conner Ives, Colm Dillane, Kika Vargas, Lukhanyo Mdingi, Nensi Dojaka e Rui Zhou estão concorrendo ao LVMH Prize e o Karl Lagerfeld/Special Jury Prize.

Os candidatos vem de países como Estados Unidos, França, Inglaterra, China, Japão, África do Sul e, pela primeira vez, da Albânia e Colômbia. Na conta do prêmio no Instagram, eles usaram os Stories para responder perguntas do público e falar sobre assuntos como processo criativo, inspirações e métodos de trabalho.

O LVMH Prize paga 300 mil euros, e o Karl Lagerfeld/Special Jury Prize, 150 mil euros. Em ambos, o vencedor ganha uma mentoria de um ano de uma equipe do grupo LVMH. Há, também, o Graduates Prize, que premia três estudantes que se formaram em 2020 ou 2021 com um estágio em uma das marcas do conglomerado.

Nove finalistas do Prêmio LVMH 2021
Estes são os nove finalistas do Prêmio LVMH 2021

 

Look criado pelo estilista Charles de Vilmorin
Charles de Vilmorin é um deles e criou este look

 

Look criado pelo estilista Christopher John Rogers
Este é de Christopher John Rogers, que chamou atenção quando a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, usou um look roxo criado por ele na posse, em janeiro

 

Look criado pelo estilista Lukhanyo Mdingi
Peças criadas por Lukhanyo Mdingi

 

Edição anterior

Devido à pandemia de Covid-19, a edição de 2020 foi cancelada e o montante de 300 mil euros do LVMH Prize foi dividido entre os oito finalistas daquele ano. Além disso, o conglomerado criou um fundo, apoiado pelo valor do Karl Lagerfeld/Special Jury Prize, para auxiliar os vencedores de ambos os prêmios nas seis edições anteriores.


Colaborou Hebert Madeira

Mais lidas
Últimas notícias