Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Gucci é a marca mais desejada do mundo pelo 4º trimestre consecutivo

Mais uma vez, a grife ocupa o 1º lugar do ranking trimestral da plataforma Lyst, que compila as marcas e os produtos do momento

atualizado 15/07/2021 15:33

Campanha da Gucci Gucci/Divulgação

A plataforma global de compras de moda Lyst revelou a última edição de seu levantamento trimestral de marcas e produtos mais desejados. No Lyst Index Q2 2021, referente aos meses de abril a junho, o primeiro lugar na lista das 20 grifes mais bombásticas do mundo é novamente da Gucci, pelo quarto trimestre consecutivo. Os rankings de itens de moda mais desejados – principalmente os de produtos femininos – refletem um cenário diferente do mesmo período do ano passado, agora impulsionado pelos efeitos da vacinação e o fim dos bloqueios em alguns países.

Vem conferir os principais detalhes!

Giphy/Gucci/Divulgação

Marcas mais desejadas e produtos femininos

A lista Hottest Brands do último trimestre consolida o hype da Gucci. Desde abril, a marca vem se destacando por ações como a coleção Aria, que inclui uma espécie de “colaboração” com a Balenciaga (embora não seja oficialmente considerada como tal); e fez uma campanha com James Corden e outras celebridades. Também acrescentou novidades à linha Gucci Décor, de utensílios domésticos.

De acordo com o estudo, os dados externos analisados pela Lyst ajudaram a impulsionar a Dior e a Louis Vuitton para posições de destaque dentro do top 5. No caso da Prada, o empurrão para o 5º lugar veio dos produtos impulsionados por influenciadores digitais. A Nike, que estava em 2º lugar no primeiro trimestre de 2021 e já chegou a ocupar o topo, continua em uma posição forte na lista.

Confira:

1. Gucci (posição anterior: 1)
2. Dior (3)
3. Nike (2)
4. Louis Vuitton (7)
5. Prada (6)
6. Balenciaga (4)
7. Moncler (5)
8. Bottega Veneta (8)
9. Saint Laurent (9)
10. Versace (11)
11. Fendi (13)
12. Burberry (12)
13. Off-White (10)
14. Alexander McQueen (15)
15. Valentino (14)
16. Loewe (16)
17. Givenchy (17)
18. Balmain (19)
19. Jacquemus (18)
20. Rick Owens (24)

Como o Lyst Index Q1 2021 já mostrava, o interesse do público por produtos de moda demonstra uma demanda maior por peças elegantes ou associadas a viagens e momentos de lazer, embora a pandemia ainda esteja longe de acabar. Segundo o levantamento, esse aumento é resultado do fim do confinamento e o progresso da vacinação nos principais mercados do mundo.  O panorama é diferente do segundo trimestre do ano passado, quando aumentou o interesse por peças para exercícios ao ar livre e loungewear.

Agora, houve aumento de 371% nas buscas por vestidos, enquanto apostas de verão como óculos de sol e itens de moda praia subiram 198% e 192%, respectivamente. Os itens deste trimestre ganharam força devido a celebridades e influencers. O biquíni com estampa de zebra da marca The Attico, visto em Dua Lipa e Hailey Bieber, é um exemplo. Nas fotos abaixo, veja o ranking de produtos femininos mais desejados.

Tênis Nike Air Force One
1. Tênis Nike Air Force One

 

Bolsa Mini Jodie, da Bottega Veneta
2. Bolsa Mini Jodie, da Bottega Veneta

 

Chapéu Le bob Artichaut, da Jacquemus
3. Chapéu Le bob Artichaut, da Jacquemus

 

Top jeans orgânico da Prada
4. Top de jeans orgânico da Prada

 

Leggings Fuseaux Moonfish, da Marine Serre
5. Leggings Fuseaux Moonfish, da Marine Serre

 

“A normalidade está começando a retornar à vida de alguns consumidores, mas enquanto a indústria olha para um futuro pós-coronavírus, as mudanças estruturais continuam rapidamente – em muitos casos, catalisadas e aceleradas pela pandemia”, analisa o Lyst. “O digital continua a ser uma área de rápida evolução e potencial inexplorado para a indústria, tanto em termos de comércio quanto de construção de marca.”

As sandálias em borracha ou resina tiveram uma demanda 214% maior em relação ao primeiro trimestre. Como resultado, um modelo da Gucci apareceu na 7ª posição da lista feminina. O impacto da geração Z e das trends do TikTok resultou na aparição de itens como o tênis Nike Air Force One, produto feminino mais desejado de abril a junho, e o maiô Trésor De La Mer, da Versace, ligado ao estilo “mermaidcore“, inspirado em sereias.

Biquíni com estampa de zebra da The Attico
6. Biquíni com estampa de zebra da The Attico

 

Sandálias de borracha da Gucci
7. Sandálias de borracha da Gucci

 

Maiô Trésor De La Mer, da Versace
8. Maiô Trésor De La Mer, da Versace

 

Body da Mugler
9. Body da Mugler

 

Vestido com detalhe de margaridas da Rodarte
10. Vestido com detalhe de margaridas da Rodarte

 

Moda masculina

Quando o assunto é moda masculina, o Lyst Index Q2 2021 também traz insights interessantes. Um deles é a ascensão da moda sem gênero, representada no ranking por uma saia pregueada da marca homônima de Thom Browne. A bolsa mais famosa da Fendi, o modelo Baguette, também tem conquistado os homens, segundo o estudo, que destaca um aumento de 46% nas pesquisas relacionadas à moda genderless.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0
Metodologia

Divulgado a cada trimestre, o Lyst Index é feito pela plataforma global de compras de moda Lyst. A cada ano, o site recebe visitas de mais de 150 milhões de pessoas, que procuram por produtos de mais de 17 mil lojas e designers. No levantamento trimestral, os dados da própria plataforma são analisados com informações de pesquisas no Google e outros dados globais, como menções em redes sociais.

Em relação às listas de produtos mais procurados, a Lyst utiliza uma fórmula que analisa fatores como menções em mídias sociais, pesquisas, visualizações de páginas e interações, além das vendas em milhares de e-commerces. Ao todo, são mais de 8 milhões de itens filtrados pela empresa. Os modelos são agrupados de acordo com as cores e analisados em relação à demanda global por estoque disponível.


Colaborou Hebert Madeira

Mais lidas
Últimas notícias