Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Grupo LVMH pode adquirir a marca norte-americana Ralph Lauren

O conglomerado francês comprou a joalheria Tiffany & Co. em 2021 e busca expandir o mercado nos EUA. Negociação segue nos bastidores

atualizado 05/12/2022 14:56

Fachada da loja da Ralph Lauren. O estabelecimento fica em um shopping ao céu aberto, provavelmente um outlet. É possível ver pessoas entrando no recinto. Gary Hershorn/Getty Images

O conglomerado de luxo francês LVMH quer aumentar o portfólio de marcas norte-americanas. O grupo, que detém etiquetas como Louis Vuitton, Dior e Fendi, adquiriu, em janeiro de 2021, a joalheria Tiffany & Co. e está em negociação para ter a Ralph Lauren como a sua segunda marca do país. A venda pode ser benéfica para os dois lados.

Vem entender mais!

Giphy/Ralph Lauren/Divulgação

Fontes afirmam que o grupo LVMH tem conversado com a Ralph Lauren nos últimos dois anos sobre a compra da empresa norte-americana. As informações são do jornal Axios. Os rumores surgem com dúvidas sobre o futuro da marca, uma vez que o criador, o próprio Ralph Lauren, completa 83 anos em 2022

A etiqueta é uma das mais consolidadas dos Estados Unidos. Ralph Lauren fundou a marca homônima em 1967 e segue no comando até hoje. Segundo o Axios, pessoas próximas afirmaram que o estilista nova-iorquino “está avaliando um plano de sucessão”. Para o jornal, especialista em análise de business, “uma venda para a LVMH garantiria o futuro do negócio sob a propriedade e administração de longo prazo do conglomerado”.

Homem branco idoso acenando. Ele possui cabelos brancos e veste uma calça jeans, uma blusa branca de gola alta e uma jaqueta marrom de camurça.
Nascido em Nova York, Ralph Lauren fará 83 anos em outubro. Ele fundou a marca homônima em 1967

 

Homem branco idoso de terno e gravata
Bernard Arnault é o atual presidente e diretor executivo da LVMH

 

Quatro modelos vestem roupas marrom de frio e posam para foto. Uma delas é asiática, duas são brancas e a outra é negra. Elas estão na porta de uma casa também marrom.
A Ralph Lauren é uma das únicas marcas de moda antigas que seguem sob o comando do criador

Negociações

Ainda para a Axios, a venda seria uma grande consolidação para Ralph Lauren, uma vez que a marca de moda é uma das mais valiosas dos Estados Unidos. A grife é avaliada em US$ 8 bilhões, e a expectativa é que esse número salte com a aquisição. Segundo a Forbes, o ganho da marca, quando somados aos do grupo LVMH, “farão com que o preço das ações do conglomerado suba imediatamente, o que os investidores chamam de negócio de acréscimo”.

Apesar de ter deter grandes empresas do segmento do luxo, o LVMH ainda tem receio de fazer negócios no Hemisfério Norte. Isso porque os norte-americanos traçam estratégias de marketing e de segmentação diferentes dos italianos e, principalmente, dos franceses. “Desde a compra da joalheria Tiffany, que até agora deu certo, o conglomerado está mais confiante em comprar marcas americanas”, explicou a Axios.

Por enquanto, a história permanece como apenas um rumor. Porém, por ser uma negociação lógica para o futuro dos dois lados, o mercado está atento. “Na maioria das fusões e aquisições, o preço mais alto é pago quando há vários licitantes. Não há muitas pessoas grandes o suficiente para comprar a Ralph Lauren Corporation, mas um anúncio como esse atrairá os possíveis candidatos”, destacou a Forbes. 

Mulher branca e loura com blusa listrada, camisa xadrez e uma bandana vermelha no pescoço. Ela é a modelo Hailey Bieber, casada com o cantor Hailey Bieber
A Ralph Lauren possui diferentes linhas, oferecendo de roupas casuais a vestidos de gala e alfaiataria

 

Casal de asiáticos posando para foto com roupas da Ralph Lauren.
A camisa polo é a peça símbolo da marca

 

Homem negro em jardim com roupas beges da marca Ralph Lauren. Ele está de óculos escuros e posa para foto.
A Ralph Lauren é uma das marcas mais longevas da moda americana. Possui uma estética elegante e simples, apostando no clássico a cada temporada

Futuro da marca

Nada descreve melhor o “american way of life” do que a Ralph Lauren. A marca ficou conhecida pelas camisas de gola polo, expandiu as linhas e passou a oferecer uma grande gama de produtos, desde decoração até perfumaria. E não para por aí: criou ainda um restaurante para oferecer “o melhor da comida americana” em Paris, na França. Atualmente, possui outros empreendimentos do tipo também nos Estados Unidos, em Nova York e em Chicago; e em Milão, na Itália.

Na moda, é comum que os estilistas vendam as marcas homônimas a outras empresas ou conglomerados financeiros, ou que, em algum momento, se afastem da direção. O burburinho sobre as conversas com o LVMH reacendem as incertezas quanto à permanência de Ralph Lauren em sua função atual.

Cama com muitas almofadas
A linha de decoração, com produtos de cama e banho, é uma parte forte da Ralph Lauren

 

A etiqueta também se consolidou na perfumaria. Possui um calendário constante de lançamentos de fragrâncias femininas, masculinas e sem gênero

 

Balcão de uma cafetaria
Ralph Lauren levou sua estética e faro comercial para empreendimentos além da moda: abriu um restaurante e cafés

 

Hambúrguer em um prato na mesa de um restaurante. A comida principal acompanha ainda batatas fritas
No Ralph’s, restaurante de Paris, a ideia é oferecer uma gastronomia “genuinamente” americana

O grupo LVMH é reconhecido pela “habilidade única de manter o nível de luxo de suas marcas próprias sem baratear sua posição de mercado para gerar ganhos de curto prazo”, como apontou a Forbes. Nesse sentido, o conglomerado pode dar segmento ao legado de Ralph Lauren sem estagnar a empresa e sem desrespeitar o que torna a etiqueta um símbolo da moda norte-americana.

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti

Mais lidas
Últimas notícias