metropoles.com

NYFW: confira destaques das coleções de outono/inverno 2022

Grifes como PatBo, Altuzarra, Coach, Area e Tory Burch apresentaram as primeiras tendências da temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Area/Divulgação
Modelo em desfile
1 de 1 Modelo em desfile - Foto: Area/Divulgação

Foi dado start no calendário de desfiles internacionais com o outono/inverno 2022! Considerada uma das principais semanas de moda do mundo, o New York Fashion Week (NYFW) teve início em 11 de fevereiro, e as apresentações foram encerradas nessa quarta-feira (16/2). Nas passarelas, os fashionistas puderam conferir a união do estilo grunge e o glamour, em um lineup recheado de etiquetas com a forte identidade americana e mais comercial. De olho nas tendências, a coluna separou os principais desfiles do calendário.

Vem conferir!

Giphy/Area/Divulgação

PatBo

O fim de semana do lineup do evento de moda foi estrelado pela etiqueta mineira PatBo. No sábado (12/2), a marca levou novamente a criatividade brasileira para as passarelas de Nova York, pela segunda vez no formato presencial do evento.

Repleta de brilhos, bordados e franjas, a coleção honra o DNA da PatBo marcado pelo trabalho manual. A estilista Patrícia Bonaldi apresentou a coleção de outono/inverno 2022 com estampas exclusivas e cartela de cores construída em tons sóbrios. Além dos broches que ganham morada em casacos, as parkas acolchoadas foram outro ponto alto da apresentação.

Modelo na passarela
A estilista mineira Patrícia Bonaldi celebra o feito à mão

 

Modelo na passarela
Em sua nova coleção, os bordados e as aplicações não poderiam ficar de fora

 

Modelo na passarela
Brilho e efeito franjado são as tendências desta coleção

 

Modelo na passarela
Recortes ousados também ganham destaque na passarela

 

Modelo na passarela
A primeira fila do desfile foi ocupada por celebridades como Jordanna Maia, Alexandre Birman, Kadu Dantas e Olivia Palermo

Altuzarra

Fundada em 2008, a Altuzarra é conhecida por projetar um guarda-roupa sofisticado e moderno, construído com base nos princípios de atemporalidade. Para esta temporada, Joseph Altuzarra, diretor criativo e fundador da marca, aposta na sedução e fala do poder da mulher moderna.

O desfile é uma viagem pelo oceano, nos marinheiros e mitos e mistérios do mundo subaquático. Logo, as aplicações entregam a textura e o visual de escamas. Toucas e até balaclavas finalizam os visuais, construídos por saias maxi e cardigãs.

Modelo na passarela
Blusas com as listras de marinheiro marcam presença nos looks

 

Modelo na passarela
A cintura ganha marcação na silhueta de Joseph

 

Modelo na passarela
Modelagens com abertura nos tornozelos fazem analogia às sereias

 

Modelo na passarela
A alfaiataria ganha toque desconstruído e tecidos leves

 

Modelo na passarela
Aplicações entregam textura e o efeito visual de escamas

Coach

Outra apresentação que teve destaque foi a da Coach, que segue sendo a cara de Nova York. O luxo com vertente prática da etiqueta apareceu em camisetas e bonés. Vale reparar nas chokers com pingente de urso, acessório que apareceu em todos os 42 looks que riscaram as passarelas.

O couro, carro-chefe da label, é contrastado com tecidos fluídos, estampas florais e vestidos com gola arredondada. Segundo o estilista britânico Stuart Vevers, que comanda a cadeira criativa da Coach, esta coleção tem vertente romântica e, não à toa, foi apresentada no Valentines’ Day, celebrado em 14 de fevereiro.

Modelo na passarela
O couro invade bonés, bolsas e peças-chave, como os casacos

 

Modelo na passarela
O plissado dá volume aos vestidos de silhueta A, com pegada delicada

 

Modelo na passarela
Laços, babados e tecidos brocados reforçam a estética

 

Modelo na passarela
As camisetas não ficaram de fora da coleção

 

Modelo na passarela
A Coach uniu grunge e romance. O estilo excêntrico simboliza o sentimento de “estar apaixonado” e a forma como as pessoas estão se vestindo neste período

Area

Depois do jejum de dois anos longe das passarelas presenciais, a Area abusou de cristais, plumas e apostou no retorno do corset, destacando a cintura ampulheta. Máxi acessórios em dourado, com proporções exageradas, também chamaram a atenção.

Batizado de Collection 02, o compilado, assinado pela dupla de designers Beckett Fogg e Piotrek Panszczyk, mergulha na estética de dançarina, um dos pilares da marca. Com direito a fantasias exuberantes inspiradas no Carnaval do Brasil, a cartela de cores é multicolorida.

Modelo na passarela
Recortes sensuais aparecem na silhueta da Area

 

Modelo na passarela
Volumes não poderiam ficar de fora

 

Modelo na passarela
A marca é eternizada pelos acabamentos em pedrarias e cristais

 

Modelo na passarela
Plumas são outro destaque da coleção

 

Modelo na passarela
Acessórios esculturais ganham acabamento em dourado

Tory Burch

Nas passarelas da Tory Burch, a mulher da marca é convidada a revisitar a sua própria personalidade e reinventar as estampas. A coleção invernal também propõe visuais comfy, com direito a moletom combinado com calças de alfaiataria.

Brilho, amarrações e ombros de fora estão entre os highlights. Recortes estampados proporcionam novas formas abstratas aos visuais. A silhueta da Tory Buch também surge com cintura marcada, além de amarrações em contraste com saias amplas.

Modelo na passarela
Casacos elegantes compõem a coleção desenhada para o inverno nova-iorquino

 

Modelo na passarela
Cintos largos acinturam os visuais

 

Modelo na passarela
Casacos esportivos são combinados com calças sociais

 

Modelo na passarela
Estampas são reinventadas

 

Modelo na passarela
Sobreposições criam visuais cheios de informações de moda

Marrom é tendência

Entre as apostas da estação, há o retorno das rendas e dos corsets. A coluna também notou a cor marrom entre os destaques. O tom foi apontado pela Pantone como uma das cores da temporada outonal de 2022.

O Pantone Color Trend Report para a New York Fashion Week oferece tons que transitam entre a exuberância e a calmaria. Batizado de Caramelo Café 18-1148, o marrom da temporada faz homenagem à bebida queridinha ao redor do globo.

Estilistas e a Pantone entendem que o nome pode levar o consumidor a lugares específicos, com um aroma mais que convidativo. Nas passarelas, os designers já investem na tonalidade. Confira alguns looks:

0

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Sabrina Pessoa 

Compartilhar notícia