Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Elle Fanning e outros convidados estreiam como diretores em filmes da Gucci

Jodie Turner-Smith, Kelvin Harrison Jr., Benedetta Porcaroli e Emma Corrin também assinam curtas-metragens do projeto Absolute Beginners

atualizado 04/11/2020 9:00

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Jodie Turner-SmithGabriels/Gucci/Divulgação

A Gucci lançou uma série de curtas-metragens em parceria com o grupo de comunicação Dazed Media. Batizada de Absolute Beginners (Iniciantes Absolutos, em tradução livre), a iniciativa traz nove personalidades como estreantes no universo da direção de filmes. A convite da grife italiana, cada convidado comandou a produção de um short film, com foco na bolsa Gucci Jackie 1961.

Vem comigo saber mais!

Giphy/Gucci/Reprodução

 

O objetivo do projeto é “celebrar a potência da cultura pop e da ingenuidade, a beleza do amadorismo e expor o poder e a vulnerabilidade do impulso criativo”, como destacou a label em comunicado. O primeiro lote, com cinco curtas, já foi revelado.

Os conteúdos foram dirigidos por Elle Fanning, Kelvin Harrison Jr., Jodie Turner-Smith, Benedetta Porcaroli e Emma Corrin. Algumas personalidades optaram por estrelar a narrativa, enquanto outras preferiram ficar apenas nos bastidores, por trás das câmeras.

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Elle Fanning
Os primeiros cinco curtas-metragens giram em torno da bolsa Gucci Jackie 1961

 

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Elle Fanning
A atriz Elle Fanning dirigiu o filme Gucci Always Wins (Gucci Sempre Ganha)

 

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Jodie Turner-Smith
Jodie Turner-Smith escolheu estrelar o filme Jackie, além de comandar a produção

 

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Benedetta Porcaroli
Benedetta Porcaroli também preferiu aparecer no short film Meet Me There (Encontre-me lá)

 

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Emma Corrin
Emma Corrin trouxe um clima de faroeste na trama Red Rendezvous (Encontro Vermelho)

 

Trecho de curta-metragem da Gucci, dirigido por Kelvin Harrison Jr.
Kelvin Harrison Jr completou o primeiro lançamento da série Absolute Beginners com o curta Unity Call (Chamada de Unidade)

 

No filme de Elle Fanning, a ideia é cativar a natureza da Gucci. As gravações foram feitas durante dois dias. No enredo, há uma “festa do chá” colorida. Na ocasião, um cachorro fica hipnotizado pela Gucci Jackie 1961 e sua dona tenta de tudo para reconquistar a atenção do animal.

“Uma noite, enquanto pegava no sono, pensei nesse confronto ocidental entre um cachorro e uma dona de cachorro com um placar registrando como a Gucci sempre ganha. Como sou uma iniciante absoluta na direção, queria fazer uma declaração com o tom. Sim, é um filme de moda, mas por que não contar uma história engraçada enquanto olhamos para roupas brilhantes?”, explicou Fanning.

 

Para o début como diretora de curta-metragem, a modelo e atriz Jodie Turner-Smith centrou a história em uma personagem chamada Jackie, em referência ao modelito da Gucci. A protagonista é uma mulher sozinha, mas nunca solitária, de acordo com a idealizadora.

“Quem é a mulher que usa esta bolsa, quem é Jackie? O que vestimos é o traje que queremos mostrar ao mundo”, refletiu Turner-Smith, em comunicado. “Eu imaginei a história baseada nessa mulher que usa fantasias para escapar, que derrama todo esse amor no que veste, mas não para que ela possa mostrá-lo ao mundo. Jackie faz isso estritamente para si mesma, ela veste um vestido e desce até a piscina. Ela é esse tipo de mulher”, completou.

 

No filme dirigido e interpretado por Benedetta Porcaroli, há um templo em ruínas, localizado em uma vila abandonada. A atriz italiana escreveu a trama de uma mulher que persegue um estranho misterioso, mas “encontra apenas a si mesma”. O título é Meet Me There (Encontre-me lá).

Já a britânica Emma Corrin optou por fazer uma homenagem aos clássicos faroestes, além de uma exploração dos complexos laços de família. O curta-metragem, intitulado Red Rendezvous (Encontro Vermelho), apresenta a relação de uma mãe e uma filha que enfrentam um confronto inesperado.

Para fechar o primeiro conjunto de curtas-metragens da série Absolute Beginners, o ator norte-americano Kelvin Harrison Jr. criou uma história sobre “o aparentemente sempre presente medo do amor”. Nomeado Unity Call (Chamada de Unidade), o material mostra dois personagens perseguindo um ao outro por um deserto. Lá, o sentimento os aproxima.

“O conceito veio inicialmente de alguém com quem eu estava saindo e que me disse que o risco de se apaixonar era maior do que a recompensa”, contou o diretor, em comunicado. Eles passaram a acreditar que, depois de tantas tentativas falhas de manter um relacionamento duradouro, era injusto esperar que alguém carregasse a própria bagagem”, acrescentou Harrison Jr.

O segundo compilado será lançado nesta sexta-feira (6/11), com mais quatro filmes especiais. Os participantes foram Lily Gavin, Barry Keoghan, Yoshi e Arlo Parks. Para completar o hype, a Gucci fechou mais uma parceria com a influenciadora Morgan Presley, fenômeno no TikTok. Ela vai divulgar a série Absolute Beginners, lançando um descontraído desafio na rede social.

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias