metropoles.com

Crochê, tricô e costura: Casa da Vivi é referência em Brasília

Espaço na Asa Sul oferece materiais para trabalhos manuais, além de realizar cursos que formam uma verdadeira comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Casa da Vivi/Divulgação
casa da vivi crochê gavetas - metrópoles
1 de 1 casa da vivi crochê gavetas - metrópoles - Foto: Casa da Vivi/Divulgação

Um refúgio para quem busca um escape do ritmo frenético da capital federal se encontra na Asa Sul. A Casa da Vivi é um local onde a venda de fios, tecidos e acessórios para tricô, crochê e costura se transforma em uma experiência de inspiração e convívio entre entusiastas.

Vem conhecer!

fachada casa da vivi crochê - metrópoles
Casa da Vivi, na 112 Sul

 

Fundada pela jornalista Viviane Basile, a casa é a manifestação de uma arte descoberta por ela nos momentos mais difíceis. Seu árduo trabalho na capital incluía cobrir os corredores do poder, com pautas de política e economia. A repórter e apresentadora buscou, nos tecidos, um acalanto para a rotina agitada. “A costura trazia uma doçura, uma beleza, uma poesia que não havia no meu trabalho. Era um jeito de aguçar um outro tipo de criatividade”, conta Viviane.

A descoberta do tricô veio em 2015, ao morar em Washington, nos Estados Unidos, e se deparar com o inverno rigoroso. Nos três anos em que morou no estado que faz divisa com o Canadá, ela aprendeu e se aprofundou na técnica, que trouxe de volta a Brasília, determinada a empreender na área. Em 2019, a Casa da Vivi foi inaugurada na 312 Sul.

“Não é um ateliê, mas também não é um armarinho. É um local para cursos, venda de materiais e o mais importante: um ponto de encontro de quem aprecia o trabalho manual”, compartilha a proprietária.

Na casa, as fibras naturais se destacam: linho, lã merino, cashmere, bambu, seda e mohair. São fios nacionais e importados que chamam a atenção do público brasiliense que tem o crochê e outras técnicas manuais como trabalho ou hobby, e fez da Casa da Vivi referência na cidade.

Viviane Basile: na imagem, ela está crochetando com fios rosa - Metrópoles
Viviane Basile descobriu no tricô um descanso para a agitada rotina

 

casa da vivi crochê Viviane Basile - metrópoles
O empreendimento surgiu a partir do hobby e virou ponto de encontro para quem curte trabalhos manuais

 

casa da vivi crochê - metrópoles
Interior da acolhedora loja

 

casa da vivi crochê - metrópoles
Fios à venda na Casa da Vivi

 

Crochê, cursos e uma vida sem pressa

O lema da loja, “Uma vida sem pressa”, é respeitado em cada processo da Casa da Vivi. É um convite para desacelerar, para dar tempo ao tempo da vida e reservar alguns minutos do dia para tricotar uma peça. “Aprendi a valorizar e aproveitar cada momento. Trabalho e estudo bastante, mas sem correria. Alguns dias serão mais difíceis, mas precisamos saber desacelerar quando possível. O trabalho manual nos ensina sobre isso”, explica Viviane.

Assim como aprendeu nos Estados Unidos, Vivi realiza cursos individuais e em grupo na casa, onde ensina costura, bordado, crochê e tricô. Ela troca saberes com pessoas de todos os níveis de experiência.

“O manual, como qualquer outra atividade intelectual, exige estudo, aprofundamento, leitura, pesquisa. É claro que existe o talento. Mas acreditamos que qualquer pessoa pode aprender se estiver disposta a se dedicar”, compartilha.

Além do acolhedor espaço físico, a Casa da Vivi está presente on-line. Na plataforma, compartilha não apenas os produtos, mas também receitas, mimos para casa e papelaria, criando uma comunidade que se une além dos encontros presenciais.

casa da vivi crochê - metrópoles
Viviane encontrou uma vida sem pressa nos trabalhos manuais

 

casa da vivi crochê - metrópoles
Cursos são oferecidos em grupo e individualmente

 

casa da vivi crochê - metrópoles
Oficina de crochê

 

Moda Brasília

coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?