metropoles.com

Calendário Pirelli 2023 terá Bella Hadid, Lila Moss, Adut Akech e mais

Nomeada Love Letters to the Muse, a 49ª edição do anuário trará modelos famosas retratadas como musas da fotógrafa Emma Summerton

atualizado

Compartilhar notícia

Alessandro Scotti/Pirelli/Divulgação
Adut Akech sendo fotografada por Emma Summerton
1 de 1 Adut Akech sendo fotografada por Emma Summerton - Foto: Alessandro Scotti/Pirelli/Divulgação

A cada ano, um fotógrafo renomado é escolhido para dirigir e fotografar o Calendário Pirelli. Os profissionais participantes têm liberdade para inovar no tema e no estilo do lançamento. Para o anuário de 2023, a convidada é a fotógrafa Emma Summerton. A australiana clicou modelos de diferentes gerações e origens para retratá-las como musas, por meio de diferentes perspectivas. Na lista, estão personalidades como Bella Hadid, Adut Akech, Lila Moss, Karlie Kloss, Precious Lee e Ashley Graham, entre outras.

Vem saber mais!

Giphy/Alessandro Scotti/Pirelli/Divulgação

A 49ª edição do anuário mais famoso do mundo será batizada de Love Letters to the Muse (Cartas de Amor Para a Musa). O conceito é focado nas musas, definidas como personagens imaginárias e arquétipos, que inspiraram Emma Summerton ao longo da vida.

“Desde o início da minha jornada com a fotografia, sempre fui impulsionada por quem é a mulher à minha imagem. De onde ela veio? Onde ela quer ir? Quem ela ama? Como ela ama? O que a move? Como ela se imagina no mundo? Como ela se torna a imaginação de si mesma? Eu primeiro faço essas perguntas a mim mesma e depois as projeto na história que estou tentando contar ou na emoção que espero transmitir. A intenção é inspirar o espectador a abrir a mente e sonhar comigo”, explicou em comunicado.

Emma Summerton estudou artes na Escola Nacional de Arte de Sydney. Atualmente, é referência em fotografia de moda. No currículo, tem trabalhos para revistas como Vogue, i-D, Dazed & Confused, e Nylon; além de grifes como Yves Saint Laurent, Miu Miu e Dior.

Adut Akech sendo fotografada por Emma Summerton
O Calendário Pirelli 2023 tem a assinatura fotográfica de Emma Summerton

 

Emily Ratajkowski sendo fotografada por Emma Summerton
A fotógrafa australiana é conhecida por misturar realidade e fantasia

 

Adwoa Aboah sendo fotografada por Emma Summerton
O anuário mais famoso do mundo está na 49ª edição

 

Bella Hadid sendo fotografada por Emma Summerton
A publicação será intitulada Love Letters to the Muse (Cartas de Amor Para a Musa)

 

Ashley Graham sendo fotografada por Emma Summerton
O conceito é baseado em musas: mulheres e personagens

 

Preciuos Lee sendo fotografada por Emma Summerton
Diferentes personalidades e perspectivas são retratadas

Produzido pela marca italiana de pneus, o Calendário Pirelli 2023 será revelado oficialmente em novembro. A publicação deste ano tem imagens tiradas em Nova York, nos Estados Unidos; e Londres, na Inglaterra.

As modelos selecionadas aparecem com codinomes que representam diferentes personalidades. Adwoa Aboah, por exemplo, é The Queen (A Rainha); Adut Akech, The Dream Catcher (A Apanhadora de Sonhos); He Cong, The Sage (Sábia); Cara Delevingne, The Performer (A Intérprete); Ashley Graham, The Activist (A Ativista); e Bella Hadid, The Sprite (A Duende).

Não para por aí. Também estão no anuário Karlie Kloss, como The Tech Savant (A Sábia da Tecnologia); Precious Lee, The Storyteller (A Contadora de Histórias); Lila Moss, The Seer (A Vidente); Sasha Pivovarova, The Painter (A Pintora); Emily Ratajkowski, The Writer (A Escritora); Guinevere van Seenus, The Photographer (A Fotógrafa); Lauren Wasser, The Athlete (A Atleta); e Kaya Wilkins, The Musician (A Música).

Lila Moss sendo fotografada por Emma Summerton
O Calendário Pirelli 2023 será lançado em novembro de 2022

 

Karlie Kloss sendo fotografada por Emma Summerton
“Reparei no trabalho de Emma Summerton porque as suas imagens representam um mundo onírico e mágico, muito rico em cor e imaginação. Como vivemos em uma época em que o ‘real’ e o ‘irreal’ se encontram com frequência cada vez maior, ela parecia a artista perfeita para interpretar esse momento e ao mesmo tempo dar uma grande contribuição à herança do Calendário Pirelli”, apontou Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli

 

He Cong sendo fotografada por Emma Summerton
Idealizado em 1963 e lançado no ano seguinte, o Calendário Pirelli também é conhecido como The Cal
Calendário Pirelli

Lançado em 1964, o Calendário Pirelli também é conhecido como The Cal. Está próximo da marca de 50 edições, sob as lentes de diferentes fotógrafos renomados. Em 2021, o anuário foi suspenso devido à pandemia de Covid-19.

Sarah Moon foi a primeira mulher a fotografar o anuário em 1972, seguida por Joyce Tenneson em 1989. Inez van Lamsweerde assinou a edição de 2007, em parceria com Vinoodh Matadin. Annie Leibovitz também esteve por trás das lentes em dois anos: 2000 e 2016.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia