metropoles.com

Aula gratuita abordará relação entre moda e cinema nesta quinta (12/1)

A figurinista Alice Alves explicará a relação entre os dois universos com exemplos de estéticas derivadas dessa integração

atualizado

Compartilhar notícia

John Kobal Foundation/Getty Images
Audrey Hepburn no clássico filme Bonequinha de Luxo
1 de 1 Audrey Hepburn no clássico filme Bonequinha de Luxo - Foto: John Kobal Foundation/Getty Images

Assim como a arte imita a vida, a moda é influenciada pelas mais diferentes esferas, como o audiovisual. O intercâmbio entre os dois universos é o objeto de estudo que guia os trabalhos mais recentes da figurinista Alice Alves, que irá ministrar, nesta quinta-feira (12/1), das 19h às 20h30, uma aula gratuita com o tema “Como o figurino de filmes e séries influencia a moda”.

Vem conferir!

@disneystudios/Giphy/Reprodução

A indústria da moda é, em essência, um mosaico de diversos assuntos que permeiam a vida cotidiana: arte, música, cinema. Às vezes, o audiovisual, por meio do figurino, é responsável por iniciar tendências, pela estética ou pela identificação do público com os personagens.

Muitos são os exemplos de protagonistas que marcaram eras por meio do estilo. Os saltos e as produções ousadas de Carrie Bradshaw, de Sex and the City, pautaram as tendências do fim da década de 1990. Já nos anos 2000, os looks de Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen, de Gossip Girl, com direito a tiaras, meias coloridas e vestidos dignos de tapete vermelho, motivaram o time de fãs da série a investir em produções mais elaboradas.

Com mais de 20 anos de trajetória, Alice Alves assinou o figurino dos filmes As Doze Estrelas e Aldeotas. Ela também foi responsável pela vestimenta da série Experimentos Extraordinários e do programa Zoo da Zu, além de colaborar na minissérie Hóspede Americano, da HBO, e Independências, da TV Cultura. Ainda quando era estagiária, a figurinista teve a oportunidade de trabalhar em uma das maiores produções brasileiras: a novela O Clone, da Rede Globo.

“Na época em que foi lançada, no início dos anos 2000, a novela ditou muito a moda no Brasil. Eu fui acompanhando essa relação entre moda e as telinhas de perto desde o início da minha carreira. No entanto, eu comecei a me aprofundar sobre o assunto na pandemia [de coronavírus]. Algumas escolas me convidaram para ministrar um curso sobre esse tema e, com a oportunidade, comecei a estudar essa troca de maneira intencional”, conta a profissional à coluna.

Alice Alves no meio de um closet com roupas coloridas - Metrópoles
Alice Alves vai ministrar uma aula gratuita sobre a influência do cinema na moda

 

Alice Alves no meio de um closet com roupas coloridas - Metrópoles
O encontro será nesta quinta-feira (12/1), das 19h às 20h30, via Zoom

 

Alice Alves ao lado de outro profissional veste um ator - Metrópoles
Com mais de 20 anos de trajetória, Alice já assinou o figurino de diversas produções audiovisuais

 

Alice Alves ao lado de dois manequins vestidos com roupas de época - Metrópoles
O intercâmbio entre os dois universos é o objeto de estudo que guia os trabalhos mais recentes da profissional

 

Na aula, o foco será no intercâmbio entre moda e cinema, que troca “figurinhas” há décadas. “Os estilistas bebem da fonte da sétima arte para buscar inspiração para desfiles e coleções. Eu trarei alguns exemplos que ilustram essa relação, como é o caso da Chanel, na era de Karl Lagerfeld, que usava trechos de filmes e visuais repaginados de outras eras nas apresentações da marca”, pontua.

Ao que tudo indica, essa influência se mostra ainda mais consolidada nos dias de hoje. Em um estudo recente, a figurinista analisou que, desde o lançamento da série Emily in Paris, que foi ao ar em outubro de 2020, os itens do guarda-roupa da protagonista fizeram sucesso dentro e fora da trama da Netflix.

“Por conta da pandemia, muito se comentava sobre como seria esse retorno depois de tanto tempo em casa sem usar roupas de sair. Mas, bastou surgir a série, que todas as peças usadas pelos personagens foram vendidas em uma velocidade impressionante. Bastava dar uma breve conferida nos sites para ver que os itens estavam esgotados nas lojas. Algumas marcas, inclusive, tiveram que replicar as roupas da série muito rápido para atender a demanda de público e surfar na onda”, observa.

Recentemente, o Barbiecore foi outro fenômeno que transbordou das telinhas das redes sociais e pintou vitrines de lojas com tons vibrantes de rosa. Além do icônico desfile de outono/inverno 2022 da Valentino, o anúncio do filme da Barbie, que trará Margot Robbie e Ryan Gosling nas versões “reais” de Barbie e Ken, influenciou o movimento.

Essa onda Barbiecore foi uma loucura! Pela a minha pesquisa, foram divulgadas somente cinco ou seis imagens de bastidores do filme que será lançado neste ano. Poucos foram os materiais sobre o figurino do filme, mas, mesmo assim, o que foi publicado já gerou uma grande repercussão. O uso da cor rosa, que já estava em alta, foi potencializado. No entanto, vejo que poucos veículos dão os devidos créditos à mente por trás do figurino, que foi pensado e executado por Jacqueline Durran”, avalia Alice Alves.

O estilista Karl Lagerfeld, um homem jovem, branco e de cabelos brancos castanhos, posando para em um desfile em 1984. Ele está ao lado de duas modelos que vestem roupas desenhadas pelo estilista.
Karl Lagerfeld foi um dos estilistas que usava o cinema como fonte de inspiração

 

Na imagem com cor, cena da terceira temporada de Emily in Paris - Metrópoles
Em um estudo recente, a figurinista Alice Alves analisou que, desde o lançamento da série Emily in Paris, os itens do guarda-roupa da protagonista fizeram sucesso dentro e fora da trama

 

A atriz Margot Robbie, uma mulher branca, jovem e loura, gravando o filme Barbie. Ela está em um carro conversível rosa e usa um top e uma faixa na cabeça, ambos azuis com estampa de bolinha branca.
Recentemente, o Barbiecore virou um verdadeiro fenômeno

 

Audrey Hepburn
O visual de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo é um dos maiores clássicos até os dias de hoje

 

Alguma dúvida de que moda e cinema estão mais interligados do que parece? A aula aberta de Alice Alves será exibida via Zoom, das 19h às 20h30, nesta quinta-feira (12/1). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sympla.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?