Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

TSE deve julgar ações contra chapa Bolsonaro-Mourão na próxima terça

Presidente da Corte já comunicou decisão a outros ministros do tribunal e enviou para publicação na pauta de julgamentos da próxima semana

atualizado 19/10/2021 18:12

Mourão apoiou Bolsonaro na questão do voto impresso, mas afirmou que se a Câmara decidir contra, não há o que se fazerMarcos Corrêa/PR

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve começar a julgar, na próxima terça-feira (26/10), as ações que pedem a cassação da chapa Jair BolsonaroHamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2018.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, já comunicou a decisão a outros magistrados do TSE e encaminhou para publicação na na pauta. A pauta com a previsão de julgamentos da próxima semana deve ser oficialmente divulgada nesta quarta-feira (20/10).

Segundo apurou a coluna, a defesa de Bolsonaro também já foi informada por integrantes do tribunal que o julgamento deve começar na próxima terça. A expectativa dos advogados do presidente da República é de que a análise das ações no plenário do TSE siga até a quinta-feira (28/10).

Ao marcar o início do julgamento para próxima terça, Barroso permite que o atual corregedor do tribunal, Luis Felipe Salomão, participe do julgamento. Salomão, que acompanhou o andamento das investigações, deixará o TSE no próximo dia 29 de outubro.

O corregedor já havia liberado as ações para julgamento desde a última sexta-feira (15/10). A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) já se manifestou defendendo que as ações sejam rejeitadas, mesma linha seguida pelo vice-presidente Hamilton Mourão em suas alegações finais.

As ações argumentam que Bolsonaro e Mourão cometeram abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2018, por supostamente terem comandando a contratação de empresas de disparo em massa de mensagens contra o PT.

Mais lidas
Últimas notícias