Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Sucessão de Haddad na Fazenda abre disputa no governo e no PT

Integrantes do governo e do PT resistem a indicado por Haddad para sucedê-lo no Ministério da Fazenda e defendem que Lula escolha outro nome

17/12/2025 02:00, atualizado 17/12/2025 07:03
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é ouvido pela comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 1303 25, que tributa aplicações financeiras e ativos virtuais Metropoles

A decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de deixar o cargo até abril de 2026 abriu disputa dentro do governo Lula e do PT em torno da sucessão do atual chefe da equipe econômica.

Em entrevista ao jornal O Globo, Haddad disse já ter avisado ao presidente que deixará o ministério para ajudá-lo na campanha à reeleição, embora o PT queira o ministro como candidato em São Paulo.

Sucessão de Haddad na Fazenda abre disputa no governo e no PT - destaque galeria
4 imagens
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Dario Durigan
Bruno Moretti
Fachada do Ministério da Fazenda
1 de 4

Fachada do Ministério da Fazenda

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
2 de 4

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Hugo Barreto/Metrópoles
Dario Durigan
3 de 4

Dario Durigan

Reprodução/Instagram
Bruno Moretti
4 de 4

Bruno Moretti

Moreira Mariz/Agência Senado

Para substituí-lo, Haddad indicou seu número dois no ministério, Dario Durigan. Atual secretário-executivo da pasta, Durigan conhece o ministro desde que o assessorou na Prefeitura de São Paulo.

O nome de Durigan, entretanto, enfrenta resistência dentro do PT e entre ministros do Palácio do Planalto. A crítica é de que o atual número 2 da Fazenda não teria relação com o partido.

“Ele é um cheque em branco”, afirmou à coluna, sob reserva, um influente petista com acesso direto ao presidente Lula e a Haddad.

Lideranças do PT mencionam ainda a relação de Durigan com as big techs. Antes de assumir a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda, ele foi head de políticas públicas do WhatsApp no Brasil.

A avaliação no Planalto e de algumas lideranças do PT é de que Lula deveria nomear como sucessor de Haddad alguém mais próximo do partido, sobretudo por 2026 ser um ano eleitoral.

PT sugere nome a Lula

Com a resistência a Durigan, petistas e ministros do Planalto passaram a defender outros nomes para suceder Haddad. Um deles é o de Bruno Moretti, atual presidente do conselho de administração da Petrobras.

Servidor de carreira do Ministério do Planejamento, Moretti acumula o cargo na petrolífera com o de secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, pasta chefiada pelo petista Rui Costa.

Aliados de Haddad, por sua vez, argumentam que Durigan seria o nome ideal para suceder o ministro porque já conhece toda a estrutura da pasta. Assim, seria visto como “continuidade”.

Durigan chegou ao Ministério da Fazenda na metade de 2023, após o então secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, ter sido indicado por Lula para a diretoria do Banco Central.

O número 2 de Haddad também já atuou em outros governos do PT. Ele integrou a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência durante o governo Dilma Rousseff.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters