Relator da LDO quer punir prefeituras que esconderem "emendas Pix"
Relator da LDO, deputado Danilo Forte propõe que prefeituras e governos sejam impedidos de receber novas "emendas Pix" caso escondam gastos

Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) quer punir prefeituras e governos que receberem as chamadas “emendas Pix” e não informarem como gastaram os recursos.
“Emenda Pix” é como ficou conhecida a modalidade de emendas parlamentares que são pagas diretamente para os cofres de prefeituras e governos estaduais, sem uma finalidade definida.
Em seu relatório da LDO, Forte propõe que prefeitos e governadores sejam obrigados a divulgar onde investiram o dinheiro dessas emendas. Caso não cumpram o requisito, seriam impedidos de receber novas “emendas Pix”.
A punição foi incluída pelo relator a pedido de outros parlamentares, que reclamam estar perdendo a “paternidade” política das emendas, na medida em que os prefeitos gastam os recursos como querem.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaReceba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todas“(Deverá o ente recebedor) atestar tempestivamente que o fez no objeto indicado no Portal Transferegov.br, sob pena de vedação a novas transferências especiais enquanto perdurar o descumprimento, sem prejuízo da responsabilização administrativa, cível e penal do gestor”, escreveu Forte em seu relatório.
Além da punição a quem esconder os gastos, o relator da LDO quer que as transferências especiais sejam necessariamente investidas em serviços públicos ou investimentos nos municípios.
O relatório de Forte foi divulgado na quinta-feira (7/12). A expectativa é que seja votado na próxima semana, para que o Congresso consiga votar ainda neste ano a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.




