Igor Gadelha

Presa na Itália, Zambelli ganha tempo em processo na CCJ da Câmara

Nova previsão do presidente da CCJ da Câmara é de que perda de mandato de Carla Zambelli (PL-SP) seja votada apenas em setembro na comissão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Deputada Federal Carla Zambelli Metrópoles
1 de 1 Deputada Federal Carla Zambelli Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Presa na Itália, a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) deve ganhar tempo no processo de perda do seu mandato que tramita na Comissão Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Inicialmente, a previsão era de que o processo contra a parlamentar fosse votado pelos deputados na comissão no início de agosto, logo após a  volta do recesso de julho no Legislativo.

Presa na Itália, Zambelli ganha tempo em processo na CCJ da Câmara - destaque galeria
4 imagens
A deputada Carla Zambelli está presa na Itália
A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF
Deputada federal Carla Zambelli
Carla Zambelli
1 de 4

Carla Zambelli

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
A deputada Carla Zambelli está presa na Itália
2 de 4

A deputada Carla Zambelli está presa na Itália

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF
3 de 4

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Deputada federal Carla Zambelli
4 de 4

Deputada federal Carla Zambelli

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A previsão, porém, mudou. À coluna, o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), disse que o processo deve ser analisado somente em setembro, devido aos tramites da ação.

O parecer sobre o caso, por exemplo, ainda não foi apresentado pelo relator, Diego Garcia (Republicanos-PR), e só será votado quando testemunhas e a própria Zambelli forem ouvidas.

O presidente da CCJ, segundo apurou a coluna, tem uma conversa com o relator do caso prevista para a terça-feira (5/8). No encontro, eles devem conversar sobre o calendário para o processo.

Extradição pode afetar futuro de Zambelli

Como a coluna noticou, a possível extração de Zambelli, se ocorrer logo, tem potencial para influenciar o processo de perda do mandato da parlamentar na Câmara.

“Com a prisão, não haverá nenhuma alteração no que estamos avaliando na CCJ. O que pode acontecer é que, em caso de extradição, interfira no julgamento, em como cada deputado vai votar (em relação à perda de mandato)”, avalia o presidente da comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?