metropoles.com

População acha Fux e Mourão melhores que Bolsonaro, mostra pesquisa

Pesquisa Ipespe pediu para entrevistados darem nota para personalidades políticas; Bolsonaro se saiu pior que Hamilton Mourão e Luiz Fux

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro, fux e Pacheco durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 34
1 de 1 Bolsonaro, fux e Pacheco durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 34 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Pesquisa do Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27/1) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é menos querido pela população do que algumas das principais personalidades políticas do Brasil.

No levantamento, o chefe do Palácio do Planalto fica atrás até de seu vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), e do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

A pesquisa requisitou aos entrevistados que dessem “notas” para alguns nomes do atual cenário político do país, indo de 0 (percepção muito negativa) a 10 (muito positiva).

0

Bolsonaro alcançou média de 3,7. O resultado foi menor que a média de Mourão, que registrou 4,4, e do que a de Fux, um dos atuais desafetos do presidente da República no STF, que computou 4,3.

A nota de Bolsonaro, porém, foi maior do que a dos atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lira alcançou média de 3,5, enquanto Pacheco ficou com 3,6.

Melhor avaliado

O político mais bem avaliado foi o ex-presidente Lula, que teve nota média de 5,5. O segundo lugar ficou com o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, que obteve 4,5 no levantamento.

Acima de Bolsonaro ainda aparecem o ministro da Economia, Paulo Guedes (4,1); o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (4,1); o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (4,0); e o atual governador paulista, João Doria (3,8).

Dados da pesquisa

Encomendada pela XP Investimentos, a pesquisa do Ipespe realizou 1.000 entrevistas de abrangência nacional, por telefone, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022.

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?