metropoles.com

Plano B para Auxílio Brasil envolve novo “orçamento de guerra”

Mais cedo, presidente sinalizou ter alternativa para bancar benefício, caso PEC dos Precatórios não seja aprovada

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Fotografia colorida do presidente bolsonaro militar exercito plano de guerra militares
1 de 1 Fotografia colorida do presidente bolsonaro militar exercito plano de guerra militares - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Enviado especial a Roma — Embora publicamente evite falar em plano B, o governo federal já trabalha, nos bastidores, com alternativas para bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 em 2022, caso a PEC dos Precatórios não seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Segundo apurou a coluna com fontes do governo que acompanham o tema, uma das opções em estudo seria o governo editar um novo decreto de calamidade pública por causa da pandemia e abrir um novo “orçamento de guerra”.

A medida, a qual o governo federal recorreu no início da pandemia, permite a União criar um orçamento paralelo, fora do teto de gastos, regra que impede as despesas do Executivo de crescerem acima da inflação anterior.

Em entrevista à imprensa mais cedo em Roma, onde participa da cúpula do G20, Bolsonaro se disse “preocupado” com a dificuldade do governo em aprovar a PEC dos Precatórios no Congresso e sinalizou ter um plano B.

“Sou paraquedista. Sempre tenho paraquedas reserva comigo, mas com muita responsabilidade”, afirmou o presidente, reforçando na sequência: “Quem raciocina, quem tem inteligência, sempre tem um plano B”.

Bolsonaro disse, porém, que não poderia falar diretamente de plano B, para não quer causar “rumor no mercado”, o qual criticou. “O mercado tem que entender que, se o Brasil for mal, eles vão se dar mal também”, declarou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?