metropoles.com

PDT aprova resolução para proibir propaganda pró-Lula de pedetistas

Resolução foi aprovada na convenção em que o partido oficializou a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Ciro Gomes
1 de 1 Ciro Gomes - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O PDT homologou nesta quarta-feira (20/7), durante a convenção que oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, uma espécie de resolução “anti-Lula“.

A regra aprovada proíbe pedetistas de fazerem propaganda para candidatos que não tenham sido aprovados pelas convenções nacional e estaduais do partido.

O documento, que já havia sido aprovado pelo diretório nacional do PDT, também veta pedetistas de “desrespeitar ou omitir a chapa majoritária”  em suas propagandas eleitorais.

Na prática, a resolução impede pedetistas de fazerem propaganda para o ex-presidente Lula ou qualquer outro nome que não esteja oficialmente aliado ao PDT nos estados.

Dessa forma, lideranças como do senador Weverton Rocha (PDT-MA), pré-candidato ao governo do Maranhão, não poderão usar a imagem de em Lula em suas peças de campanha, como desejavam.

Cláusula “anti-Tabata”

A mesma resolução homologada ainda proíbe candidatos do PDT “praticar dupla militância em movimentos de renovação e organizações de formação política”.

O objetivo é impedir uma repetição do que aconteceu com a deputada Tabata Amaral (SP). Em 2018, ela se elegeu pelo PDT apoiada por movimentos de renovação, mas trocou a sigla pelo PSB em 2021.

Segundo a resolução aprovada, todas essas ações citadas serão consideradas “fatos de extrema gravidade” e poderão ser punidas com o cancelamento da candidatura ou até com a expulsão do partido.

Leia a resolução:

ResolucaoPDT 002 2022 Normas Eleicoes 2022 by Gustavo Zucchi on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?