metropoles.com

Para escapar da PF, Olavo de Carvalho fugiu de carro para o Paraguai

Olavo de Carvalho cruzou de carro a fronteira do Brasil com Paraguai dias após ser intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ redes sociais
Olavo de Carvalho
1 de 1 Olavo de Carvalho - Foto: Reprodução/ redes sociais

O guru bolsonarista Olavo de Carvalho não mentiu completamente quando disse, em vídeo gravado em 16 de novembro, que saiu “à francesa do Brasil”, em “voo repentino”.

A parte não revelada, porém, foi que ele não chegou aos Estados Unidos em um voo que partiu do Brasil, seja ele comercial ou da Força Aérea Brasileira (FAB), o que a instituição já negou.

A saída de Olavo de Carvalho, que veio ao Brasil para um tratamento de saúde, envolveu uma operação com longo trecho de viagem de carro até o Paraguai, de onde pegou o voo para os Estados Unidos.

Confira o trajeto realizado:

0

Segundo apurou a coluna com aliados de Olavo, a operação para levá-lo de volta ao estado americano da Virgínia, onde ele mora, começou em 11 de novembro, dois dias após a Polícia Federal intimá-lo para prestar depoimento.

Por meio de advogados, a PF intimou o escritor a depor no inquérito que apura a suposta existência de uma milícia digital que atua para desacreditar a democracia e as instituições brasileiras.

Rota de fuga

No dia 11 de novembro, Olavo e sua esposa, Roxane Carvalho, que o acompanhou durante toda a viagem ao Brasil, deixaram São Paulo de carro, com motorista, em direção a Assunção, no Paraguai.

O trajeto, de cerca de 1,4 mil quilômetros, durou dois dias. O escritor, de 74 anos, atravessou a fronteira pela cidade de Foz do Iguaçu (PR), de onde seguiu, ainda de carro, até a capital paraguaia.

Do Paraguai, Olavo de Carvalho pegou um voo em direção aos Estados Unidos no dia 13 de novembro. No dia 16, o escritor gravou um vídeo anunciando que já estava em casa.

Olavo optou por esse caminho para evitar que a PF tentasse, de alguma forma, impedir o seu regresso. A intimação pela corporação dias antes, porém, não o impedia de deixar o Brasil.

“Eu não ia ficar sentado esperando que eles me convoquem algum dia. Se apareceu a oportunidade de ir embora, vamos embora”, afirmou o escritor no vídeo de 16 de novembro, sem revelar que já havia sido intimado a depor.

Mesmo após a tentativa de “fugir” da PF, Olavo acabou prestando depoimento por videoconferência nessa quarta-feira (24/11), direto dos Estados Unidos.

Outro lado

A coluna procurou Olavo, desde a tarde da quarta-feira (24/11), por meio de uma de suas filhas que mora nos Estados Unidos. Ela não negou nem confirmou a informação. Disse apenas que o pai está em tratamento de saúde.

O Metrópoles também questionou oficialmente a PF sobre registros de saída do escritor do Brasil nesse período. A corporação informou, porém, que não é permitido fornecer dados pessoais dos cidadãos, a não ser que haja autorização judicial.

A coluna também procurou a Embaixada do Paraguai no Brasil para solicitar registros de entrada e saída de Olavo de Carvalho no país vizinho. A embaixada, porém, não respondeu até o fechamento desta matéria.

Chegada ao Brasil

Como a coluna revelou em primeira mão, após anos sem pisar no país, Olavo desembarcou no Brasil na manhã de 7 de julho deste ano para fazer um tratamento médico.

Do aeroporto, ele foi direto para o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde foi atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.

Além do Incor, o guru bolsonarista ficou internado por algumas semanas em ao menos duas clínicas particulares, também no estado de São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?