Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Padilha diz que antídoto contra metanol chega ao Brasil nesta semana

Em entrevista à coluna, ministro Alexandre Padilha disse que antídoto contra ingestão de metanol vai chegar ao Brasil nos próximos dias

06/10/2025 10:23, atualizado 06/10/2025 10:51
Compartilhar notícia
Divulgação/João Risi/MS
Ministro Alexandre Padilha anuncia atendimento a pacientes do SUS em hospitais particulares a partir de agosto

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (6/10) que os antídotos adquiridos pelo governo brasileiro do Japão para o tratamento de pessoas intoxicadas por metanol chegam ao Brasil ainda nesta semana.

Em entrevista à coluna, Padilha informou que o Ministério da Saúde adquiriu, na semana passada, cerca de 2,5 mil frascos de Fomepizol, medicamento usado como antídoto para intoxicações por ingestão de metanol.

Padilha diz que antídoto contra metanol chega ao Brasil nesta semana - destaque galeria
4 imagens
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Padilha diz que antídoto contra metanol chega ao Brasil nesta semana - imagem 4
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
1 de 4

Alexandre Padilha, ministro da Saúde

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
2 de 4

Alexandre Padilha, ministro da Saúde

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
3 de 4

Alexandre Padilha, ministro da Saúde

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Padilha diz que antídoto contra metanol chega ao Brasil nesta semana - imagem 4
4 de 4

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
“Garantimos o estoque do antídoto, tanto o etanol farmacêutico quanto o fomepizol, que chega nesta semana. Agora, nossa concentração vai ser apoiar o estado de São Paulo para tornar mais rápidos os exames que possam confirmar ou descartar os casos suspeitos”, declarou o ministro.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

De acordo com Padilha, as doses compradas pelo governo brasileiro são suficientes para o atual cenário dos casos, descrito pelo ministro, “conceituralmente”, como uma “situação anormal”.

“Tanto o estoque que temos de etanol farmacêutico quanto essa primeira compra de fomepizol são suficientes para lidar com essa situação, mesmo com a expectativa, que a gente sempre trabalha por precaução,  de crescimento de casos. Mas, lógico, nós retomamos, por meio da OPAS, o contato com os produtores e fornecedores, já sinalizamos intenção de compra, caso seja necessário, caso a evolução dessa situação mostre a necessidade de adquirir um volume maior. Então, temos isso preparado”, declarou Padilha.

Confira a entrevista na íntegra: