metropoles.com

O tamanho do desafio de Lula diante de um Congresso mais bolsonarista

Em 2002, Lula também encarou oposição com maioria da Câmara, mas conseguiu emplacar o presidente da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva levanta as mãos durante pronunciamento de vitória - Metrópoles
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva levanta as mãos durante pronunciamento de vitória - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Eleito presidente pela terceira vez nesse domingo (30/10), Lula (PT) terá como um de seus principais desafios encarar uma Câmara dos Deputados e um Senado recheados de bolsonaristas. Não será, no entanto, a primeira vez que o petista enfrentará um Legislativo oposicionista.

Ao assumir a Presidência em janeiro de 2003, Lula viu-se diante de um Congresso com maioria oposicionista. O PT tinha a maior bancada da Câmara, com 91 deputados. Mas, na sequência, vinham PFL (que virou o DEM), com 84 deputados; PMDB, com 73 deputados; e PSDB, com 72 deputados.

A diferença de 2003 para 2023, no entanto, é que, há 20 anos, Lula aproveitou o fato de o PT ter a maior bancada e conseguiu eleger um aliado como presidente da Câmara. O vencedor foi o então deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), que comandou a Casa até 2005.

Na próxima legislatura, o PL de Jair Bolsonaro terá a maior bancada da Câmara, com 99 deputados. Além disso, petistas e integrantes do Centrão já dão como inevitável que o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, se reelegerá para o comando da Casa.

Recheado de bolsonaristas raiz, o partido, em sua maioria, promete fazer oposição mais ferrenha que o PSDB fazia nos primeiros governos Lula. Nomes como Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) não devem facilitar para a nova gestão.

No Senado, a situação é parecida. Bolsonaro conseguiu emplacar 20 dos 27 senadores que se elegeram no primeiro turno. O PL também deve ter uma das maiores bancadas da Casa e já avisou que usará isso para tentar eleger o futuro presidente do Senado em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?