Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Biden liga para Lula para parabenizar petista pela eleição

Lula também já conversou com chefes de Estado de outros países, entre eles, Argentina e Cuba

30/10/2022 21:41, atualizado 31/10/2022 16:04
Compartilhar notícia
Drew Angerer/Getty Images
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa camiseta clara e tem cabelos brancos- Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para Lula na tarde desta segunda-feira (31/10), para parabenizar o petista pela vitória na eleição brasileira. A conversa durou cerca de 20 minutos.

A ligação foi confirmada à coluna pelo embaixador aposentado Celso Amorim, que chefiou o Itamaraty durante os governos Lula. O diplomata brasileiro acompanhou a conversa.

Em nota, a Casa Branca informou que, durante a ligação, Biden ” elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.

“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional”, afirmou o governo americano.

Nesse domingo (30/10), aliados de Lula como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, chegaram a anunciar a jornalistas que Biden e o petista tinham se falado.

Segundo integrantes do PT, na verdade houve uma tentativa de conversa entre os dois na noite de domingo, mas o sinal estava ruim, pois Lula estava no subsolo de um hotel em São Paulo.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Biden já havia parabenizado Lula oficialmente por meio de uma nota oficial da Casa Branca. “Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os países nos meses e anos a frente”, escreveu.

“Eu envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva na eleição dele para ser o próximo presidente do Brasil segundo eleições livres, justas e confiáveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os dois países pelos meses e anos que temos pela frente”, diz a nota.

Lula também já conversou com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e de Cuba, Miguel Dias-Canel. O argentino não só ligou no domingo, como desembarcou nesta segunda em São Paulo, onde almoçou com o petista.