metropoles.com

O esforço de Guedes para rebater críticas ao desempenho do Brasil

Ministro da Economia disparou, no fim de semana, mensagens com notícias sobre o desempenho ruim do PIB de outros dez países

atualizado

Compartilhar notícia

Thiago Araújo | Kardel LIVE MEDIA
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Thiago Araújo | Kardel LIVE MEDIA

Criticado pelo Congresso Nacional e por colegas do próprio governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, intensificou, nos últimos dias, o esforço para rebater críticas ao desempenho econômico do Brasil.

Em uma tentativa de fazer comparações, ele disparou a interlocutores e aliados, no último fim de semana, notícias sobre a economia do Brasil e de outros dez países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Por mensagem de texto, Guedes enviou notícias sobre o desempenho ruim durante a pandemia dos PIBs da Índia, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Canadá, Austrália, Itália, Alemanha e Argentina.

A maioria das notícias, porém, é de projeções e resultados entre julho e setembro de 2020. No caso da França, o ministro da Economia enviou reportagens de abril do ano passado, início da pandemia.

Brasil

Tentando mostrar que o Brasil está melhor que os demais, Guedes enviou notícias sobre o superávit nas contas públicas do Brasil em agosto e sobre o oitavo mês de alta na criação de empregos formais em setembro.

Em uma tentativa de justificar a inflação alta no Brasil, o ministro também compartilhou notícia de outubro deste ano na qual a agência de alimentos da ONU aponta alta dos preços globais dos alimentos.

O esforço do chefe da equipe econômica coincide com a convocação para ele explicar, no plenário da Câmara, uma empresa offshore que possui nas Ilhas Virgens Britânicas, famoso paraíso fiscal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações