O esforço de Guedes para rebater críticas ao desempenho do Brasil
Ministro da Economia disparou, no fim de semana, mensagens com notícias sobre o desempenho ruim do PIB de outros dez países

Criticado pelo Congresso Nacional e por colegas do próprio governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, intensificou, nos últimos dias, o esforço para rebater críticas ao desempenho econômico do Brasil.
Em uma tentativa de fazer comparações, ele disparou a interlocutores e aliados, no último fim de semana, notícias sobre a economia do Brasil e de outros dez países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Por mensagem de texto, Guedes enviou notícias sobre o desempenho ruim durante a pandemia dos PIBs da Índia, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Canadá, Austrália, Itália, Alemanha e Argentina.
A maioria das notícias, porém, é de projeções e resultados entre julho e setembro de 2020. No caso da França, o ministro da Economia enviou reportagens de abril do ano passado, início da pandemia.
Brasil
Tentando mostrar que o Brasil está melhor que os demais, Guedes enviou notícias sobre o superávit nas contas públicas do Brasil em agosto e sobre o oitavo mês de alta na criação de empregos formais em setembro.
Em uma tentativa de justificar a inflação alta no Brasil, o ministro também compartilhou notícia de outubro deste ano na qual a agência de alimentos da ONU aponta alta dos preços globais dos alimentos.
O esforço do chefe da equipe econômica coincide com a convocação para ele explicar, no plenário da Câmara, uma empresa offshore que possui nas Ilhas Virgens Britânicas, famoso paraíso fiscal.
Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todas


