metropoles.com

O climão entre Haddad e prefeitos no debate sobre a reforma tributária

Prefeitos criticam a posição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em defesa de unificar impostos durante a reforma tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda do Brasil durante a 84ª Reunião Geral da FNP3
1 de 1 Fernando Haddad, Ministro da Fazenda do Brasil durante a 84ª Reunião Geral da FNP3 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A fala de Fernando Haddad sobre a reforma tributária durante evento da Frente Nacional de Prefeitos, na segunda-feira (13), provocou um climão entre o ministro da Fazenda e os prefeitos.

O discurso de Haddad foi classificado pelos gestores como “centralizador”. Sob reserva, prefeitos avaliaram que o ministro demontrou “pensar pouco nos municípios” durante o debate da reforma.

Em sua fala, Haddad manteve a defesa de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e tentou convencer os prefeitos de que o IVA, seja ele único ou dual, seria o melhor caminho de arrecadação para o país.

Qualquer um dos IVAs levaria ao fim do ISS, imposto que é arrecadado diretamente pelos municípios. O Ministério da Fazenda, porém, tem se comprometido a fazer uma divisão justa do IVA, caso o imposto único saia do papel.

Mas o discurso de Haddad ainda não convenceu os prefeitos, que mantêm a guarda fechada e não querem abrir mão da autonomia no recolhimento do tributo.

“O governo federal passou a criar contribuições que não são repartidas com os governos estaduais e municipais. Por outro lado, foram atribuídos aos municípios outras obrigações, sem mandar recursos. Neste sentido, não podemos perder o pouco que temos”, disse um dos prefeitos à coluna.

Integrantes do Ministério da Fazenda afirmaram à coluna que vão continuar o diálogo com os prefeitos, na tentativa de convencê-los sobre a importância da unificação de impostos durante a reforma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?