metropoles.com

Lira reitera intenção de reforma tributária em plenário no 1º semestre

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) tem admitido nos bastidores a possibilidade de fatiar a reforma tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou, nesta segunda-feira (13/3), que pretende votar, em plenário, uma proposta de reforma tributária ainda neste primeiro semestre, mesmo que haja necessidade de fatiamento. Questionado sobre prazos, o deputado disse ser “complicado” cravar uma definição.

Lira defendeu a jornalistas que a “reforma tributária não é de governo, é do país”. A fala ocorreu na saída do presidente da Casa de seminário organizado pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getulio Vargas (FGV), pela Rede Globo e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Na última semana, 0 Grupo de Trabalho da Reforma Tributária aprovou requerimentos destinados à realização de audiências com estados e municípios para tratar da construção de uma proposta para a reforma. Os deputados também terão oitivas com entidades fiscais e representantes dos setores de bens e serviços.

Os encontros deverão ocorrer ao longo dos 90 dias de trabalho do colegiado. Entre os estados contemplados estão Ceará, Amazonas, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. O roteiro inclui visitas técnicas ao Polo Industrial de Manaus e reuniões com as associações nacionais de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

Mais cedo, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), responsável pela relatoria do grupo de trabalho, minimizou as falas de Arthur Lira de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem “base consistente” no Congresso Nacional para aprovar a reforma.

“É uma construção. Esse é um texto do Estado brasileiro. Estamos tratando de uma reforma que modifica o sistema tributário. Evidentemente que a participação do governo é muito importante, mas isso a gente deixa para quem está conduzindo a política do governo tratar”, destacou o relator.

Nessa segunda (6/3), coube ao coordenador do grupo de trabalho, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG,) rebater o presidente da Casa. “Vamos construir [uma base consistente]; por isso, nós estamos alinhando todo mundo. Estamos alinhando Câmara e Senado para isso”.

De acordo com Lira, levará tempo para que a base governista seja consolidada, mas, no momento, o Executivo não tem votos suficientes para negociar matérias, como é o caso da reforma tributária, nem na Câmara nem no Senado Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?