Igor Gadelha

Moraes manda PF ouvir Mourão sobre ligação de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes atendeu pedido da PGR e mandou PF ouvir Mourão sobre ligação feita por Bolsonaro antes de depoimento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
O presidente Bolsonaro fala ao pé do ouvido do vice-presidente Hamilton Mourão na cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército, marcando os 374 anos da instituição - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro fala ao pé do ouvido do vice-presidente Hamilton Mourão na cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército, marcando os 374 anos da instituição - Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou a Polícia Federal (PF) ouvir Hamilton Mourão (Republicanos-RS) sobre a ligação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao senador antes de um depoimento do general à Corte.

O pedido para ouvir Mourão foi feito a Moraes pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após a coluna revelar que Bolsonaro havia telefonado ao senador para tentar influenciar no depoimento dele no inquérito do golpe.

Moraes manda PF ouvir Mourão sobre ligação de Bolsonaro - destaque galeria
3 imagens
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
O então presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão
General Hamilton Mourão, senador e ex-vice-presidente da República
1 de 3

General Hamilton Mourão, senador e ex-vice-presidente da República

Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
2 de 3

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão

Igo Estrela/Metrópoles
O então presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão
3 de 3

O então presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão

Isac Nóbrega/PR

Em decisão, nesta segunda-feira (2/6), Moraes deu 15 dias para a PF ouvir os “esclarecimentos” de Mourão acerca da ligação de Bolsonaro, “sem prejuízo de diligências adicionais”.

“Após a autuação, ENCAMINHEM-SE OS AUTOS à Polícia Federal para que proceda a oitiva do senador general Antônio Hamilton Martins Mourão para prestar esclarecimentos sobre os fatos, sem prejuízo de diligências adicionais, no prazo de 15 (quinze) dias”, diz Moraes em seu despacho.

A ligação de Bolsonaro a Mourão

Como a coluna revelou, Bolsonaro ligou para Mourão na semana retrasada, antes do depoimento do senador no inquérito do golpe, e fez um pedido a seu ex-vice-presidente da República.

À coluna Mourão contou que Bolsonaro o procurou para pedir que, no depoimento, ele reforçasse alguns pontos que o ex-presidente considera importantes para sua defesa.

Após a publicação da matéria, Mourão procurou a coluna, na manhã da quarta-feira (28/5), para ressaltar que a conversa entre ele e Bolsonaro durante o telefonema teria sido “genérica”.

A oitiva de Mourão ocorreu na sexta-feira (23/5). Além de Bolsonaro, o ex-vice-presidente da República foi indicado como testemunha de defesa pelos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto, todos também réus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?