Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

A "gota d'água" para Lula comparar Israel com o Hamas

Presidente Lula afirmou que, assim como o grupo terrorista palestino Hamas, o Estado de Israel "está cometendo vários atos de terrorismo"

15/11/2023 05:00, atualizado 15/11/2023 07:33
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida lula - metrópoles

O presidente Lula provocou forte reação da comunidade judaica no Brasil ao dizer, nos últimos dias, que Israel também comete atos de terrorismo, assim como o grupo extremista palestino Hamas.

“Já vi muita brutalidade, muita violência, mas nunca vi violência tão bruta contra inocentes. Se o Hamas fez um ato de terrorismo, fez o que fez, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou Lula em discurso durante a chegada dos 32 brasileiros repatriados de Gaza.

Segundo integrantes do Itamaraty, a “gota d’água” para a declaração do presidente foi o cerco promovido pelos israelenses ao principal hospital de Gaza, seguido da “tímida reação” de líderes ocidentais.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Morte de bebês

Segundo integrantes do Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, o cerco provocou a morte de três bebês na unidade hospitalar durante a noite da sexta-feira (10/11) para sábado (11/11).

Naquela madrugada, uma bomba atingiu as proximidades do hospital, o que teria desligado o gerador que alimentava as incubadoras na enfermaria neonatal.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha
“Os fatos mandam (a fala de Lula). E o que o governo Netanyahu está fazendo é intolerável”, avaliou à coluna, sob reserva, um influente diplomata do Itamaraty que acompanha o assunto.